Residência Uniprofissional em Clínica Integrada de Adultos

Com a regulamentação dos Programas de Residência Multiprofissional e Área Profissional da Saúde firmando uma parceria entre Ministério da Educação e Ministério da Saúde houve uma expansão e criação de novos programas de residências em todo país, abrangendo áreas como Odontologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia dentre outros.

Considerando a necessidade de ampliação de atendimento odontológico em todos os níveis de complexidade, em 2018 a Fesp, em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP-ULBRA), instituiu o Programa de Residência em Clínica Integrada de Adultos.

O Programa tem como objetivo aprimorar profissionais formados no CEULP - ULBRA e em outras instituições, oferecendo segurança e vivência clínica com uma atuação profissional supervisionada ligada à saúde humana e às políticas de saúde pública, contribuindo para melhoria dos atendimentos da população de Palmas e regiões vizinhas.

O Programa é composto por carga horária total de 5.760 horas divididas em dois anos de residência, cumprindo assim uma carga horária semanal de 60 horas, distribuídas entre atividades teóricas, práticas e teórico-práticas, incluindo plantões aos finais de semana. Dessa forma o programa encontra-se de acordo a regulamentação da Lei nº 11.129 de 2005 do Ministério da Educação e da Portaria Interministerial MEC/MS nº 1.077/2009 (BRASIL, 2005; BRASIL, 2012).

Os residentes são distribuídos nos diferentes cenários de prática abrangendo o eixo pesquisa, extensão e práticas. Dessa forma os residentes desenvolvem atividades de urgência e emergência na Unidade de Pronto Atendimento, em forma de plantão, nas Clínicas Odontológicas do CEULP-ULBRA, divididos nas especialidades de Dentística, Endodontia, Cirurgia, Prótese e Estomatologia, Projetos de Pesquisa e Extensão auxiliando os coordenadores e alunos do projeto, Serviços de Triagem e de Urgência e Emergência nas clínicas da instituição, colaboração nas Unidades de Saúde da Família, integração aos programas de residências multiprofissionais na Fundação Escola de Saúde de Palmas (Fesp), seminários integrados para discussão de casos clínicos com alunos da graduação e encontros de tutoria e avaliação com o tutor e coordenador do programa. Em todos os cenários de prática o residente é acompanhado por um preceptor da área, que é responsável por supervisionar, avaliar e orientar no desenvolvimento dos atendimentos.

O programa conta com 05 (cinco) residentes, 01 (um) tutor, 05 (cinco) preceptores internos, acompanhando os residentes dentro da instituição e 02 (dois) preceptores externos acompanhando-os na Unidade de Pronto Atendimento. Além dos preceptores, o programa conta também com o auxílio de docentes da própria instituição em alguns casos quando necessário. Os cenários de Prática são Clínica Odontológica do CEULP, CEO, UPA, NASFs e CSC.

A integração da residência nos cenários de prática do município teve início em abril de 2018, teve como intuito capacitar os residentes em atendimentos de urgência e emergência, bem como melhorar e aumentar os atendimentos e procedimentos realizados na unidade (PTI, 2018).

OBJETIVOS

Especializar cirurgiões dentistas de preferência recém-formados, mediante treinamento em serviço para o exercício profissional, docência e pesquisa, resultando em melhor desempenho junto ao atendimento de pacientes de sua rotina profissional e com maior satisfação destes e da comunidade na qual o mesmo está inserido, atendendo as reais necessidades de saúde da população.

Objetivos Específicos

Oferecer ao residentes cirurgiões dentistas, conhecimentos mais aprofundados e clínicos sobre:

- Cirurgias simples e complicadas;

- Endodontia de dentes uni, bi e multirradiculares;

- Tratamento periodontal de pacientes adultos;

- Reabilitação Oral com Próteses Fixas, Removíveis e Totais;

- Dentística restauradora,Estética. Oferecer atendimento especializado em todas as áreas da Odontologia para pacientes adultos de Palmas e Região.



Author: Lucas