Divisão de Ensino e Trabalho

A Divisão de Ensino e Trabalho foi estabelecida na estrutura organizacional como divisão de ensino, pesquisa e extensão, da Lei N° 2.014, de 17 de dezembro de 2013, que institui a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e contemplada no Decreto nº 758, de 16 de abril de 2014. que aprova o regimento interno da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas.

Em 2018, a pesquisa foi desligada da Divisão de Ensino e Trabalho, sendo contemplada na PORTARIA INST FESP Nº 27, DE 29 DE MARÇO DE 2018, que institui o Núcleo de Pesquisa Aplicada à Saúde (Nupes).

As normas e fluxos para a realização de estágios supervisionados e atividades de aprendizagem em serviço na Rede de Atenção em Saúde no âmbito municipal são regidas pela Instrução Normativa Nº 001/2020.

OBJETIVO GERAL

Coordenar os fluxos para a realização de estágios curriculares supervisionados não remunerados, visitas técnicas, vivências curriculares e atividades de aprendizagem em serviço na Rede de Atenção em Saúde no âmbito municipal, com as Instituições de Ensino conveniadas com a Fesp.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Liberar estágio, mediante apresentação de relação de documentos fornecida pela instituição formadora;

Ofertar campo de estágio aos acadêmicos das Instituições de Ensino conveniadas com a Fesp, para realização de estágios relacionados à saúde, de acordo com a capacidade operacional vigente;

Acompanhar e monitorar o período de estágios nas Unidades do SUS sob gestão do município de Palmas - TO;

Monitorar dos Planos de Atividades encaminhados pelas IESs conveniadas com a Fesp, apresentando as ações do estagiários nos campos de estágio;

Garantir de forma plena o funcionamento dos estágios e a harmonia dos serviços nas unidades de saúde;

Redimensionar as projeções de estágio, enviadas pelas Instituições de Ensino, em decorrência da pandemia do Coronavirus/Covid-19.

RESULTADOS OBTIDOS

Acesso adequado dos acadêmicos aos campos de estágio nas Unidades de Saúde;

Atendimento às demandas de formação das 15 Instituições de Ensino conveniadas com a Fesp e apoiar as Unidades do SUS sob gestão do município de Palmas - TO quanto os processos de desenvolvimento de estágios;

Integração ensino-serviço-comunidade, promovendo espaços de discussão e pactuação com as IES conveniadas e as Unidades de Saúde;

Garantia das ações do Plano de Atividades desenvolvidas pelos acadêmicos durante o período de estágio;

Garantia de forma plena o funcionamento dos estágios e a harmonia dos serviços nas unidades de saúde;

Redimensionamento dos Campos de Estágio de forma gradual e cautelosa, em conformidade com o quadro epidemiológico e os Decretos da Prefeitura de Palmas, no período de PANDEMIA da COVID-19.


Contato: fespetp@gmail.com


Author: Lucas