Residência em Medicina de Família e Comunidade


O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) da Fundação Escola de Saúde Pública (FESP) de Palmas iniciou suas atividades em 2014.


Com o intuito de aumentar o número de especialistas em Medicina de Família e Comunidade no Tocantins, este Programa selou sua parceria com o Programa da a Universidade Federal do Tocantins (UFT), optando por conduzi-los de maneira unificada e articulada com o Plano Integrado de Residências em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública – PIRS, coordenado e executado pela Fundação Escola de Saúde Pública - FESP. Os PRMFC’s e o PIRS estão integrados mediante diversas atividades de cunho teórico e prático, que sem dúvida favorecem a formação de um profissional médico mais apto ao trabalho em equipe.


Além da parceria com a UFT, temos como parceira a Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins (SESAU-TO). 


Este Programa de Residência tem duração de 24 meses, com carga horária total de 5.760 horas, distribuídas em 60 horas semanais, sendo 1.152 horas (20%) de atividades teóricas e 4.608 horas (80%) de atividades práticas. O campo de prática dos residentes é o Sistema Único de Saúde no âmbito do município de Palmas, incluindo as unidades de saúde da família (USF), ambulatórios de especialidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s), Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), bem como as instituições hospitalares vinculadas à SESAU-TO.


Portanto, é neste ambiente de cooperação entre múltiplas instituições e de integração entre diferentes profissionais de saúde que se insere os PRMFC´s desta instituição. 


Os residentes regularmente matriculados no Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade farão jus à uma bolsa no valor de R$ 4.106,09 (quatro mil cento e seis reais e nove centavos) de acordo com o estabelecido pela Portaria Interministerial Nº 09, de 13 de outubro de 2021, a qual está sujeita aos descontos tributários e previdenciárias nos termos da lei e poderão concorrer à bolsa do Programa Municipal de Bolsas de Estudo e Pesquisa para Educação e Trabalho do Município de Palmas.

A expectativa do corpo docente é a melhor, mas sem dúvida os grandes beneficiados deste movimento são os cidadãos palmenses e tocantinenses.



 CRIAÇÃO


O Programa foi autorizado pela Comissão Nacional de Residência Médica, com Parecer SISCNRM número 797/2014, de 28 de novembro de 2013, quando manifestou-se favorável ao Credenciamento Provisório para: R1 – 8 vagas e R2 - 8 vagas. 


O financiamento das vagas foi aprovado pelo Ministério da Saúde (MS) mediante adesão ao Edital de Convocação no 29, de 27 de junho de 2013, homologado pela Portaria conjunta nº 12, de dezembro de 2013.


A ampliação das vagas foi pleiteada junto à Comissão Nacional de Residência Médica pelo Parecer SISCNRM número 470/2017, dia 22 de fevereiro de 2017, quando manifestou-se favorável ao aumento de vagas para: R1 - 20 vagas e R2 - 20 vagas, as quais estão autorizadas até os dias de hoje.



OBJETIVOS


Formar e habilitar médicos com as competências necessárias na área da Medicina de Família e Comunidade, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, a partir das vivências em serviço, para serem resolutivos em cenários de prática da Atenção Primária à Saúde (APS), com base no modelo assistencial proposto pela ESF, que contempla os atributos da APS: Acesso, Integralidade, Longitudinalidade, Coordenação do Cuidado, Orientação Familiar, Orientação Comunitária e Competência Cultural. Visa, ainda, o desenvolvimento dos processos formativos sociais e regionais de caráter multiprofissional para melhoria da qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


- Contribuir para a prática interdisciplinar e multiprofissional, articulação interinstitucional e intersetorial e para a integração ensino-serviço-comunidade no campo da saúde;


- Potencializar a formação de profissionais comprometidos ético-politicamente com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde;


- Provocar reflexões acerca do papel dos trabalhadores da saúde e das Instituições de ensino enquanto agentes transformadores da realidade social;


- Potencializar a participação dos trabalhadores no processo de gestão local do sistema de saúde, estabelecendo parcerias com as lideranças locais, representantes dos profissionais de saúde e de outros setores sociais, organizações populares, ONGs e instituições públicas atuantes na região;


- Estimular o fomento de grupos de educação para a saúde, promovendo uma relação de mão dupla entre o saber popular e o saber científico;


- Capacitar o residente para intervir no processo saúde-doença de forma integral, contínua e sobre um enfoque de risco, no âmbito individual e familiar, numa abordagem multidisciplinar, por meio de uma prática humanizada associada à competência técnica e postura ética, com base no conhecimento científico buscando a integração com o conhecimento popular.


- Sensibilizar gestores, trabalhadores e Instituições de Ensino quanto à importância da educação permanente na mudança das práticas profissionais em consonância com as necessidades de saúde da população;


- Estimular a prática da pesquisa científica entre os preceptores e residentes envolvidos, de modo a contribuir com o aprimoramento das práticas em saúde integradas aos princípios e diretrizes do SUS;


- Conhecer e discutir a legislação reguladora do SUS no município de Palmas/TO.



RESULTADOS


A cada ano o programa forma médicos especialistas, cujas informações seguem abaixo por turma:



Turma

Ano

      FESP 

UFT

TOTAL

1º turma

2014 -2016

4

1

5

2º Turma

2015 - 2017

5

3

8

3º Turma

2016 - 2018

13

5

18

4º Turma

2017 - 2019

15

2

17

5º Turma

2018 - 2020

13

1

14

6º Turma

2019 - 2021

          12

4                

16

7º Turma

2020 - 2022

          10

4

14

8º Turma

2021 - 2023

          7

3

10




RESPONSÁVEL


Coordenadora: Gecilda Régia Ramalho Vale Cavalcante 

Supervisoras:  Ana Paula Pedreira Lima Rocha

  Andréia Zanon Lopes Ribeiro

  Anne Leites Flamia

  Fernanda Rosa Luiz

  Patrícia Castros dos Santos Póvoa


Email: coreme2015@gmail.com



Author: Lucas/Elionay