Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

O Prgrama iniciou sua história de formação aliada à prática profissional na Rede SUS de Palmas no ano de 2014. No início o Programa contava com 03 residentes das categorias de enfermagem, fisioterapia e psicologia que concluíram a formação em 2016. No início do Programa as atividades da residência eram restritas ao cenário da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus).

Em 2015, o Programa foi ampliado para 09 vagas das categorias profissionais e em 2016 o foi ampliado para 15 vagas (enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social, medicina veterinária e ciências biológicas). Com as ampliações nas vagas a Saúde Coletiva aumenta o seu campo de cenário de prática para além da Vigilância Epidemiológica, ganhando espaço na Vigilância Ambiental, Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância em Saúde do Trabalhador. Em 2017 o programa mantém o quadro de vagas e em 2018 a atual Coordenação do Curso compreendendo a relevância da Saúde Coletiva para toda a saúde traz a proposta de 20 vagas nas categorias profissionais (enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social, medicina veterinária, ciências biológicas, biomedicina, nutrição e odontologia).

A partir do olhar para o cenário da saúde de maneira ampliada o campo de prática da RMSC adentrou para os setores da Vigilância Sanitária, Laboratório Municipal, Central de Imunização, Centro de Investigações – CIEVS, Coordenações Técnicas da Saúde Bucal e Materno Infantil (dentro da gerência de Atenção Primária), além de uma vivência no distrito administrativo. As vivências descritas objetivaram levar o olhar da saúde coletiva para a Atenção Primária na perspectiva de integralidade. A composição dos cenários de prática para 2021, compreendendo o olhar para a pandemia e a relevância do especialista em Saúde Coletiva neste cenário de atuação estão propostas abaixo.

PLANO PEDAGÓGICO

O PMSC faz parte dos Programas de Residência da FESP, o qual trabalha o currículo integrado por competências. O currículo dos programas de residências é baseado em atividades e experiências da prática profissional, tomando como princípio as necessidades e interesses individuais dos residentes e do contexto onde a prática profissional é desenvolvida.

Desta forma o currículo é visto como uma práxis. Este enfoque é considerado integrador de conteúdos e formas, o currículo e o ensino estão juntos. O ensino é visto como o conjunto de atividades que transformam o currículo na prática para produzir aprendizagem.

O processo de aprendizagem dos Programas de Residência está fundamentado na Aprendizagem Reflexiva. Uma vez que o Programa enfatiza a aprendizagem através do fazer, num movimento entre o fazer e o pensar, entre o pensar e o fazer, ou seja, no pensar para o fazer e no pensar sobre o fazer, o que se pretende é uma aprendizagem voltada à liberdade e à autonomia (Freire, 2001). Desta forma as metodologias ativas de ensino-aprendizagem utilizadas no Programa visam possibilitar aos residentes o desenvolvimento de processos de aprendizagem reflexivos, nas três dimensões: reflexão na ação, a reflexão sobre a ação e a reflexão sobre a reflexão na ação.

A estrutura curricular está desenhada a orientar a construção de competências, sendo agrupada nos seguintes núcleos temáticos: Saúde e sociedade, Gestão do cuidado, Ciclos de Vida e Áreas Programáticas e Iniciação Científica.

CRIAÇÃO 

O PRMS faz parte do Programa Integrado de Residências em Saúde - PIRS que foi instituído pela Lei Municipal nº 2010/2013, fruto de uma intensa e madura discussão no âmbito do Sistema Integrado Saúde-Escola do SUS, instituído inicialmente através da Portaria SESAU-Palmas nº 207 de 09 de abril 2013 e mais tarde com o Decreto 735/2014, com o objetivo de transformar toda a rede de serviços de saúde existente no município em espaços de educação contextualizada e de desenvolvimento profissional, através de um colegiado formado pelas Instituições de Ensino Superior e Técnicas, Serviços de Saúde, Gestão Municipal e Estadual de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Entidades de Categorias Profissionais da Saúde.

Os cenários de Prática para exercício do Programa atendem a Portaria da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS- PALMAS), de acordo com a Portaria Inst Nº518/SEMUG/GAB, de 14 de junho de 2016.



Author: Lucas