Projeto de Pesquisa e Extensão Palmas Para Todos

Instituído através da Portaria Conjunta Inst SEMUS/FESP N°12 de 24 de junho de 2016, o Projeto de Pesquisa e Extensão Palmas Para Todos (PPT) é destinado ao desenvolvimento de atividades docente-assistenciais nos campos territoriais de vulnerabilidade social no âmbito do município de Palmas, Tocantins.

São objetivos do PPT, a universalização do acesso às populações vulneráveis a ações e serviços de saúde que visem a garantia da cidadania pela; redução das iniquidades em saúde; articulação de uma rede de proteção, seguridade e desenvolvimento social, assim como promover redução de danos e busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O projeto é composto por profissionais pesquisadores médicos e multiprofissionais das categorias Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional e Biomedicina.

As ações desenvolvidas estão pautadas em atividades assistenciais desenvolvidas nos diferentes pontos da rede de atenção à saúde do município, através de ações de promoção e prevenção à saúde, mapeamento e analise situacional de saúde de territórios e populações, fazendo interface entre pesquisa e extensão na qualificação e promoção da saúde das comunidades adstritas nas áreas de vulnerabilidade, através da implementação de projetos de pesquisa, extensão e/ou de intervenção.

As produções dos bolsistas são desenvolvidas seguindo o Plano Operacional de Pesquisa Aplicada ao SUS (POPAS), sendo realizado individualmente ou em grupo, de acordo com as especificidades do cenário ao qual o pesquisador está vinculado. O desenvolvimento do Plano diferencia-se das pesquisas acadêmicas pelo fato do pesquisador se constituir como ator corresponsável pelas mudanças necessárias, possibilitado pela sua inserção no cotidiano das ações e serviços de saúde, no qual vivencia na prática as fragilidades e potências presentes nos processos de trabalho, possibilitando intervenções efetivas para o funcionamento do SUS.

As atividades do POPAS, são previstas no Plano de Trabalho Individual (PTI), no qual são descritos Objetivos, Metas; Etapas, Estratégias de Ação, Tipo de Atividade e Indicadores de Monitoramento.

As ações do projeto abrangem ainda, o acompanhamento da população em situação de rua, através da equipe de Consultório na Rua, e o acompanhamento de crianças portadoras de necessidades especiais através do Centro de Educação Inclusiva (CEI).

Neste sentido, é importante destacar que o projeto Palmas Para Todos tem corroborado de forma significativa no município, mudando a realidade de saúde das comunidades vulneráveis.  




Author: Lucas