Núcleo de Tecnologia (NUT)

O Núcleo de Tecnologia em Saúde - NUT foi criado para apoiar a consolidação das Redes de Atenção à Saúde no município de Palmas e no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Para cumprir esse propósito, o núcleo se dedica ao desenvolvimento de soluções computacionais aplicadas à saúde pública com vistas à melhoria da gestão e da qualidade dos serviços.

RESULTADOS

O NUT é o responsável pela criação de diversas ferramentas e sistemas de informação no âmbito da Prefeitura de Palmas, entre os quais se destacam:

e-SUS 

http://esus.saude.palmas.to.gov.br

- Implantação e manutenção do sistema e-SUS em Palmas

Portal Coronavírus

https://coronavirus.palmas.to.gov.br/

- Site dedicado à divulgação de informações do Covid em Palmas

VacinaJa Palmas

https://vacinaja.palmas.to.gov.br

- Site destinado à divulgação das informações acerca da vacinação em Palmas

Notifica SUS

https://notificasus.palmas.to.gov.br

- Sistema destinado ao registro eletrônico de notificação e investigação de agravos

Business intelligence para e-SUS

https://bi.saude.palmas.to.gov.br

- Sistema destinado a extração e análise de informações do e-SUS

Agendavendo vacina Covid

https://coronavirus.palmas.to.gov.br/vacina/agendamento

- Sistema de agendamento de vacinação do Covid19

LEGISLAÇÃO

O Núcleo foi criado e regulamentado com base na legislação abaixo:Portaria nº 4.279/GM/MS, de 30 de dezembro de 2010, que estabelece diretrizes para a implantação das redes de atenção à saúde no SUS e o papel ordenador da atenção básica;


Portaria nº 2.073/GM/MS, de 31 de agosto de 2011, que regulamenta o uso de padrões de interoperabilidade e informação em saúde para sistemas de informação em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, nos níveis Municipal, Distrital, Estadual e Federal, e para os sistemas privados e do setor de saúde suplementar;

Portaria GM N. 2.575, de setembro de 2019, que dispõe sobre a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde – REBRATS e institui a Rede no âmbito da Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde.

CONSIDERANDO a Lei nº 2.240, de 23 de março de 2016, que reestrutura o Programa Integrado de Residências em Saúde e o Programa Municipal de Bolsas de Estudo e Pesquisa para a Educação pelo Trabalho. 


Author: Lucas