Fesp promove curso de atualização sobre notificações de acidentes de trabalho

O objetivo do treinamento é abordar as recentes mudanças nos critérios de notificação

Começa na segunda-feira, 17, uma capacitação sobre notificações de acidentes de trabalho, promovida pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus). O curso será oferecido em formato virtual e se estenderá até o dia 15 de junho, tendo como público os profissionais de saúde de nível superior e técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades de Saúde da Família da Capital.

As notificações de acidentes de trabalho são obrigatórias no Sistema Único de Saúde (SUS) e devem ser feitas sempre que um paciente relatar esse tipo de ocorrência ao ser atendido nas unidades de saúde. O Ministério da Saúde (MS) promoveu mudanças recentes na definição dos casos e isso ampliou os tipos de notificações para todos os acidentes de trabalho, não somente os casos graves, como ocorria anteriormente. O Ministério também recomendou que acidentes relacionados à Covid-19 sejam notificados na mesma ficha de notificação dos acidentes de trabalho.

Segundo informações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, setor ligado à Semus de Palmas, o preenchimento adequado dos registros dos acidentes de trabalho é fundamental para que a gestão municipal da saúde possa obter informações organizadas, seguras e suficientes para planejar ações eficientes de prevenção e controle desses agravos.

A coordenadora do Programa de Educação Permanente da Fesp, Quézia Cavalcante, afirma que a capacitação é de suma importância para atualizar os profissionais quanto às mudanças recentes nos critérios de notificação. Ela enfatiza ainda que “informações precisas sobre o cenário epidemiológico local são a chave para se descobrir e corrigir problemas, promovendo assim a saúde do trabalhador.”

14/05/2021