Trabalhos de residentes Fesp recebem Menção Honrosa em XI Encontro Nacional de Residências em Saúde

Dois dos oitos trabalhos dos residentes do Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), apresentados no XI Encontro Nacional de Residências em Saúde, encerrado nesta sexta-feira, 19, receberam Menção Honrosa no evento. Sob o tema ‘Saúde e Democracia: Residências em Saúde como espaço de formação no e para o SUS’, o evento sediado em Salvador-BA, começou no dia 16 de novembro e aconteceu de forma virtual e gratuita.

O evento foi subdividido em seis eixos temáticos sendo: Mobilização social; Formação em Saúde; Gestão em Saúde; Produção do Cuidado em Saúde; Saúde da/o Residente; Saúde do/a Trabalhador/a da Saúde. Cada eixo foi contemplado com uma Menção Honrosa, sendo que o Tocantins garantiu duas homenagens via Fesp, por meio dos trabalhos ‘Reuniões Integradas entre Equipes em um Centro de Saúde de Palmas-TO: Relato de Experiência’ e do ‘O Residente é o Amor da Vida de Alguém: Intervenção com os Residentes de uma Unidade Sentinela’.

Reconhecimento

O encontro contou com a participação de residentes, preceptores, tutores, coordenadores e de apoiadores. Para a presidente da Fesp, Marttha Ramos, a participação da Fundação em mais uma edição é motivo de comemoração. “Contamos com excelentes profissionais, desde os coordenadores dos programas, passando pelos gestores de aprendizagem, tutores, preceptores, até os residentes que estão na ponta, no atendimento direto ao cidadão SUS dependente. Vê-los em destaque em um espaço nacional, com honra ao mérito, é reflexo da qualificação de cada um destes profissionais e isso nos orgulha muito”, destacou a presidente.

“Conseguimos aumentar em 40% o número de trabalhos aprovados no Encontro de Residências desde o início das edições do evento. E, neste ano, com a conquista de duas menções honrosas, isto nos orgulha muito”, enfatizou a coordenadora do PIRS, Socorro Sarmento.

A preceptora da Equipe Multiprofissional Krahô II, a psicóloga Thaydja Campos, é uma das contempladas com a Menção. A profissional falou sobre o trabalho ‘Reuniões integradas entre equipes em um centro de saúde de Palmas-TO: relato de experiência’, voltado para a Unidade de Saúde da Família (USF) Valéria Martins, da Arse 122 (1.206 Sul). “Ficamos muito felizes em participar deste encontro, pois em nossa experiência mostramos que é possível uma educação interprofissional para um trabalho mais resolutivo por meio de reuniões integradas. Conseguimos melhorar a comunicação entre a equipe e o fluxo de atendimento de toda a equipe e percebemos como a residência é importante no fortalecimento do SUS”, disse.

Trabalhos apresentados

1. Estratégia para Adesão ao Citopatológico no Centro de Saúde Santa Fé de Palmas-TO durante a Pandemia
Preceptora: Tetrynha Reis
Residentes: Denise Borges, Ana Luiza da Costa, Lays Florêncio, Maysa Saraiva

2. Educação em Saúde Bucal no CSC em Tempos de Pandemia – Relato de Experiência
Preceptor: Maurilio
Residentes: Lorena, Hugo Elias e Luana

3. Seguimento de Puericultura de Área Rural em Período Pandêmico no Município de Palmas-To - um Relato de Experiência
Residentes: Alice Kelly, Karinne Gomes, Fabianne Santos

4. Dupla Epidemia de Dengue e Covid-19: Análise Realizada por Residentes em Tempos de Coronavírus
Residentes: Alice Kelly, Karinne Gomes, Fabianne Santos;

5. Impacto do Período Pandêmico-Covid19 no Combate à Hanseníase em uma Capital Hiperendêmica
Residentes: Alice Kelly, Karinne Gomes, Fabianne Santos

6. Reuniões Integradas entre Equipes em um Centro de Saúde de Palmas-TO: Relato de Experiência
Preceptora: Thaydja R. L. Campos