Fesp promove capacitação em ‘Acidente de Trabalho com Exposição à Material Biológico’

Capacitar os profissionais de Saúde quanto ao agravo ‘Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico’. Este é o objetivo do próximo curso ofertado pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) para os trabalhadores da Rede Municipal de Saúde. A capacitação é uma demanda do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria da Saúde (Semus) e vai acontecer na quinta-feira, 25, das 8 às 18h, no auditório da Vigilância Sanitária Municipal.

Os participantes vão aprender ainda sobre como orientar quanto à avaliação do acidente, do acidentado, do paciente fonte e definição de conduta no atendimento de urgência; favorecer a avaliação do acidentado no atendimento ambulatorial de acompanhamento e encerramento dos casos; esclarecer quanto ao preenchimento e encerramento das notificações; divulgar o fluxo de atendimento de Atemb na rede municipal de atenção à saúde de Palmas.

A capacitação será voltada a todos os profissionais da rede de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) da Atenção Primária, Secundária e Terciária e será ministrada pela fisioterapeuta Flávia Medina, médico Frederico Leão e enfermeira Thascianne de Sousa Diniz.

Acidente de trabalho

De acordo com o Cerest, considera-se acidente de trabalho com exposição a material biológico (Atemb) todo caso ocorrido com quaisquer categorias profissionais, envolvendo exposição direta ou indireta do trabalhador a material biológico (orgânico) potencialmente contaminado por patógenos (vírus, bactérias, fungos, príons e protozoários), por meio de material perfuro-cortante ou não.

24/11/2021