Fesp capacita colaboradores do Palmas para Todos sobre sistema e-SUS

A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), realizou na manhã desta segunda-feira, 22, no auditório da entidade, a capacitação e-SUS para bolsistas e colaboradores do programa Palmas para Todos (PPT) que atuam na Atenção Primária da Secretaria da Saúde (Semus).

O objetivo é alinhar as informações e dados da rede de saúde de Palmas com aquelas dos sistemas de informação do Ministério da Saúde, em que todas as condições clínicas do paciente devem ser registradas adequadamente no sistema como as comorbidades do tipo hipertensão, diabetes e outras, ou ainda se é uma paciente gestante em acompanhamento pré-natal.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Educação Permanente em Saúde da Fesp, Quézia Catharinne Cavalcante de Melo, o Ministério atualiza o e-SUS periodicamente, por isso, é essencial manter a equipe atualizada. "É muito importante fazer os registros no sistema de forma correta para reconhecimento dos agravos da população de cada território. Pois, além deste mapeamento, as informações precisas garantem ainda o enquadramento no Previne Brasil, uma forma de garantia de repasses para investir na saúde dos SUS dependentes de Palmas", esclareceu a coordenadora.

Previne Brasil

O Previne Brasil foi instituído pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 2.979 em novembro de 2019 e alterou algumas formas de repasse e financiamento para os municípios na modalidade de Atenção Primária em Saúde.

Por Redação/Fesp
22/11/2021