O projeto ‘Práticas de Promoção de Qualidade de Vida, da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp)', promoveu nesta terça-feira, 21, uma atividade já conhecida da casa, o ‘Lian Gong em 18 Terapias’. Voltado aos servidores e colaboradores da Fundação, o projeto é desenvolvido toda terça-feira e esta é a última ação do projeto este ano. Segundo a organizadora, a psicóloga Janinne Rodrigues, o retorno das atividades está previsto para 04 de janeiro de 2022.
“Até agora só fizemos a prática com residentes e profissionais para implantar nas unidades como umas das formas de promoção da saúde. Hoje trouxemos a prática para atender os colaboradores da Fesp, pois ela ajuda a prevenir lesões e melhorar dores musculares”, disse a fisioterapeuta e instrutora Tiemi Kojo.
Um dos participantes, o servidor Wilson Moreira, conhecido como Mano Wilson pelo seu trabalho com a música e a dança de rua disse que utiliza algumas técnicas do Lian Gong em sua companhia de dança. "Conheci a prática com a Tiemi e passei a coreografar usando algumas técnicas. A partir daí, percebemos que os dançarinos melhoraram na coordenação motora e diminuíram as dores intensas que tinham por treinar movimentos errados", explicou.
Lian Gong
O Lian Gong integra a medicina tradicional chinesa, fisioterapia, artes marciais e exercícios da fisioterapia tradicional. A ginástica terapêutica é dividida em três partes, com 18 exercícios cada. A primeira parte trabalha dores na coluna, membros superiores e inferiores. A segunda trata os desequilíbrios ou inflamações nos tendões, como tendinites e tenossinovites. A última parte previne e auxilia no tratamento de distúrbios cardiorrespiratórios.
Por Redação Fesp
21/12/2021