Retrospectiva 2021: Fesp se destaca em 2021 pelo fortalecimento das residências e ampliação de curso

Fundada em 2013 com apenas três programas de residências, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), hoje, está mais estruturada e elevou para nove o número de residências. O fortalecimento da parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e com outras instituições possibilitaram a oferta de cursos em educação permanente para aproximadamente 3 mil profissionais do SUS e estágios para cerca de 1,3 mil estudantes da área da saúde na Capital do Tocantins em 2021.     

Criado há sete anos, o Plano Integrado de Residências em Saúde da Fesp (PIRS) já formou cerca de 335 residentes em diversas áreas de atuação, como medicina da família e comunidade, multiprofissional em saúde da família e comunidade, multiprofissional em saúde mental, multiprofissional em saúde coletiva, enfermagem obstétrica, clínica integrada de adultos, medicina veterinária, medicina em patologia e oftalmologia. Em 2021, ingressaram nesses programas aproximadamente 100 residentes por meio de processo seletivo, totalizando 195 residentes. No momento, está em andamento o processo de seleção com 102 novas vagas para residência uni e multiprofissional para 2022. 

Um acontecimento que demonstra o reconhecimento da Fesp em nível nacional foi a vinda, em setembro deste ano, de técnicas do Ministério da Saúde para divulgar o Plano de Fortalecimento das Residências em Saúde. Palmas foi a primeira capital da região Norte a receber a visita das profissionais, que conheceram os programas de residência e percorreram algumas unidades de saúde que são utilizadas como cenário de prática e aprendizado pelos profissionais. 

Ministério da Saúde

Em outubro deste ano, a Fesp também foi contemplada pelo Ministério da Saúde no ‘Edital de Apoio Institucional’. Pelo programa, a fundação tem o acompanhamento de dois técnicos que avaliam se há necessidade de melhorias ou ajustes nas residências em andamento e também estudam a possibilidade de implantação de novos programas de residência na Capital.  

Para a presidente da pasta, Marttha Franco Ramos, é uma honra e uma grande responsabilidade gerir um órgão com uma missão tão importante. “Alcançar o padrão de qualidade que a Fesp tem hoje nas residências e nos cursos não foi tarefa fácil. É fruto de trabalho árduo de toda a equipe durante todos esses anos, somado-se às parcerias conquistadas ao longo da caminhada e ao apoio incondicional da gestão, principalmente, do olhar da prefeita Cinthia Ribeiro em relação à saúde”, disse. 

Site e retomada de ações presenciais 

Outro relevante avanço para a instituição foi o lançamento do próprio site. O canal não é apenas uma ferramenta de gerenciamento de informação para o público interno, e sim mais um canal de diálogo com a população. Merece destaque também a retomada das atividades presenciais, que foram suspensas no início da pandemia, com a realização da Arena Fesp 2021, espaço de troca de experiências e saberes sobre saúde pública no Brasil. Foram retomados ainda os estágios e residências nas unidades de saúde; as capacitações; oficinas; palestras e cursos de formação continuada, o que motivou ainda mais os envolvidos. É o caso de Aline Matos, que iniciou a residência na pandemia e começou a atuar presencialmente nas ações do ‘Novembro Azul’. “Estar ali perto, ter o toque humano, o olho no olho, é um resgate do humano, tanto para eles quanto para a gente. Até hoje na residência foi minha melhor semana”, resumiu a residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.

Além da retomada de cursos presenciais ofertados anualmente pela Fundação, como o de combate à hanseníase e a dengue; atualização dos sistemas e-SUS e Notifica SUS; e relacionados às campanhas do setembro amarelo; outubro rosa e outros.
As capacitações por meio de parcerias também foram destaques. Pelo estado, a Rede Municipal de Saúde contou com capacitação sobre boas práticas no parto, por meio do Hospital e Maternidade Dona Regina. Já o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-TO) foi responsável por trazer um olhar voltado à enfermagem de urgência e emergência e depois à enfermagem obstétrica e neonatal em dois encontros estaduais. A parceria com o curso de nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou o curso sobre obesidade aos profissionais da rede e a parceria com os conselhos Regional e Federal de Farmácia (CFF) promoveu workshop em farmacologia clínica e o curso sobre prescrição para farmacêuticos, dentre outros.

A cerimônia da ‘Aula da Saudade’ do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva foi um dos destaques do ano também. Ocorreu em 13 de dezembro e marcou o retorno da celebração em caráter presencial, visto que em 2020 foi on-line. A ocasião contou com 20 formandos da Turma 2020-2022 e foi o encerramento da unidade educacional dos residentes do segundo ano. A formatura oficial da turma será realizada em fevereiro, em parceria com o Centro Universitário de Palmas/Universidade do Brasil (Ceulp/Ulbra).

Menção Honrosa

O trabalho realizado pelos residentes, preceptores e tutores tem gerado bons resultados. Prova disso foram as duas Menções Honrosas recebidas no XI Encontro Nacional de Residências em Saúde, realizado em Salvador-BA, onde os trabalhos da preceptora Thaydja Campos e das residentes Anna Sara Salazar, Anny Letycia Durães, Edielton Barbosa, Thallissa Medeiros e Thayrine Renovato — ‘Reuniões Integradas entre Equipes em um Centro de Saúde de Palmas-TO: Relato de Experiência’ — e o da tutora Diana Gusmão e dos residentes João Alves Jr, Aline Dengo, Rayanne Ferreira e Raquel Dutra — ‘O Residente é o Amor da Vida de Alguém: Intervenção com os Residentes de uma Unidade Sentinela’ —, foram agraciados com a honraria.

A torcida agora vai para o projeto ‘Gravidez na Adolescência: novas estratégias para o enfrentamento do impacto da Covid19 no município de Palmas/TO: Relato de Experiência’, da equipe da preceptora Yusely Sanchez, ginecologista e obstetra da Rede, Dirce Naomi Okatani e dos residentes Joaquim Pereira, Camila Oliveira e Cinthia Sousa, que se preparam para participar, em 17 de dezembro, do ‘Prêmio 2021 Atenção Primária à Saúde (APS) Forte no SUS’, uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), por meio da Estratégia de Saúde Universal. O resultado sai em fevereiro de 2022.

Estágios

Além das residências oferecidas pelo PIRS, dos cursos de formação continuada para os trabalhadores do SUS ofertados pela Divisão de Educação Permanente, a Fesp possui também programas de estágios, geridos pela Divisão de Ensino e Trabalho. Os 1.266 estagiários atuando hoje nas unidades de saúde da Capital estudam em 15 instituições conveniadas com a Fesp, sendo 12 de ensino privado e três de ensino público. Duas de nível superior, as universidades Federal do Tocantins e Estadual do Tocantins (Unitins), além de uma de nível médio, que é da Escola Estadual Frederico Pedreira, que dispõe de curso Técnico de Enfermagem.

Para conhecer melhor a missão, os projetos desenvolvidos e ficar por dentro das notícias e ações da Fundação, basta acessar o site fesp.palmas.to.gov.br ou ainda seguir as redes sociais: Instagram e Twitter no perfil: @fesppalmas, no Facebook: fesp.palmas ou ainda pelo canal do YouTube https://www.youtube.com/c/FespPalmas onde ficam disponibilizados conteúdos como lives, palestras, seminários e outros.

Por Redação Fesp
23/12/2021