Janeiro Branco: Fesp lança Cartilha sobre Saúde Mental em atividade com servidores

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), por meio do projeto ‘Práticas de promoção de qualidade de vida à equipe’, lançou nesta sexta-feira, 28, durante Roda de Conversa sobre Saúde Mental com os servidores, a cartilha 'Janeiro Branco: promover saúde mental é promover vida!'. A ação ocorreu nos períodos da manhã e tarde e a próxima atividade está prevista para o dia 8 de fevereiro.

A prática foi ministrada pelas coautoras da cartilha, técnicas da Divisão de Educação Permanente da Fesp, a coordenadora do projeto, psicóloga Janinne Rodrigues e a enfermeira, Daniela Alves. “Elaboramos este momento de apresentação de um produto feito pela Fesp para a Fesp e estamos aqui hoje representando exatamente isso, essa integração total da equipe, num ambiente de acolhimento, de troca. No entanto, para iniciar pedimos que cada um volte para si e perceba como tem vivido enquanto pessoa, focando em si, esquecendo do outro, pois cada um sabe o que passa em seu trabalho, com sua família e consigo mesmo”, enfatizou a psicóloga Janinne.

A reflexão inicial partiu do curta-metragem argentino O Emprego (El Empleo), de 2008, que trata das relações de trabalho. Para a bolsista da Fesp, Relações Públicas Gleisy Alencar, a mensagem do filme foi muito forte. “Cada um no trabalho carrega a sua dor e muita gente não sabe. Tive que chegar ao meu limite para ver que é preciso abrir mão da síndrome da 'Mulher Maravilha', não dou conta e não preciso dar conta de tudo, tenho que ter momentos para mim, para o lazer com meu filho, isso é muito importante para o nosso bem-estar e para nossa saúde mental”, manifestou.

De acordo com a enfermeira Daniela Alves, muitas vezes o paciente procura atendimento médico mas, na verdade a raiz do problema é emocional. “Como enfermeira assistencial, muitas vezes recebemos pacientes com queixas de dores físicas que são somatizações de problemas não resolvidos como angústias, frustrações e dispomos de toda uma rede de atendimento, desde casos leves nas unidades de saúde, passando pelos moderados nos CAPs, a graves, nas Unidades de Pronto Atendimento", disse Daniela, acrescentando que a importância de que o paciente reconheça que precisa tratar a mente para que não reflita no corpo físco.

Cartilha 

Na Cartilha Janeiro Branco disponibilizada na íntegra neste link, pode ser conferido os seguintes conteúdos:

- Campanha Janeiro Branco;

- O que é Saúde Mental?;

- Sinais de adoecimento;

- Onde procurar ajuda?;

- Como cuidar da saúde mental no dia-a-dia? 

Por Redação Fesp
28/01/2022