Fesp realiza solenidade de formatura de residentes em saúde

A noite desta quinta-feira, 17, foi marcada pelo sentimento de conquista e o início de novos ciclos para os 95 concluintes dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades multiprofissional e uniprofissional. A solenidade de diplomação dos profissionais, que é uma iniciativa coordenada pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas (Culpa/Ulbra), aconteceu no Auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), na Avenida Teotônio Segurado. 

A presidente da Fesp, Marttha Franco Ramos, destacou que, com o fim desta etapa de qualificação, os profissionais irão contribuir em diversas áreas de atuação. “Hoje é uma noite muito importante, pois estamos concluindo a residência médica e multiprofissional desses alunos comprometidos e dedicados na prestação destes serviços essenciais. E, nós, como fundação, ficamos felizes pois tudo isso é fruto de um trabalho coletivo. Os formandos estão saindo como especialistas em saúde pública, ou seja, para atuar também com excelência no Sistema Único de Saúde (Sus)’’, conta.

O evento de formação contou com a presença do reitor da Ceulp/Ulbra, Marcelo Müller, que ressaltou a importância da parceria com a Fesp. “Vejo com satisfação essa oportunidade de trazer qualificação para os profissionais aqui na Capital. Os nossos processos seletivos cada vez estão mais concorridos e o nível classificatório vem aumentado a cada nova etapa de seleção para pleitear uma das vagas de residência. E isso qualifica ainda mais a formação’’, afirma. 

Uma das formandas da noite, a biomédica Ana Ília, concluinte na área de saúde coletiva, lembrou dos desafios que foi o período pandêmico. ‘’A residência foi muito intensa também nos últimos dois anos por conta da pandemia. Nós conseguimos passar por essa fase com companheiros fechando plantões com mais de 14h por dia. E estarmos aqui, neste momento, tem um significado muito importante para nossa vida pessoal e profissional’’, disse. 

A solenidade contou com a presença também dos demais coordenadores, preceptores e tutores da residência dos profissionais de saúde, além dos familiares e amigos dos formandos.

Áreas de atuação

A qualificação desenvolvida pelo Programa Integrado de Residência em Saúde (PIRS) contemplou os profissionais das Áreas Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, em Saúde Mental e Saúde coletiva; Programa de Residência  Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, Clínica Integrada de Adultos e Medicina Veterinária; Programa de Residência Médica em Oftalmologia e; em Medicina de Família e Comunidade.
 
Parceria
 
Os trabalhos realizados em conjunto com a Fesp e a unidade de ensino  disponibilizam nove programas de residência em área profissional da saúde nas modalidades de biomedicina, ciências biológicas, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

Por Redação Secom
18/02/2022