II Jornada Pedagógica do Plano Integrado de Residência em Saúde é encerrada com avaliação positiva

Planejamento, avaliação formativa e melhor aporte pedagógico e administrativo foram temas debatidos durante a II Jornada Pedagógica do Plano Integrado de Residência em Saúde (PIRS) encerrada nessa terça-feira, 22. O evento foi realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

A coordenadora do PIRS, Socorro Sarmento avaliou como positiva a jornada. “O evento foi maravilhoso, contribuições pertinentes, com oportunidade de construção coletiva, pois observamos que as nossas necessidades eram basicamente as mesmas necessidades deles, com isso iremos traçar pontos de melhorias para mantermos nosso nível de excelência”, finalizou a coordenadora.

Foram dois dias de interação, participação e contribuição entre os coordenadores dos programas de residências do PIRS e os gestores de aprendizagem, preceptores e tutores, os profissionais que acompanham diretamente os residentes durante sua formação. A tutora e gestora de aprendizagem, enfermeira, Olga de Alencar, que atua no Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), foi uma das participantes.

“Quando o aluno chega a gente tem que fazer as pactuações e precisa dizer para ele da necessidade de cumprir todos os requisitos para finalizar a residência, se formar. O residente tem responsabilidade ética e nós enquanto gestores, preceptores e tutores temos que acompanhar permanentemente e sistematicamente, e o portfólio é uma ferramenta indispensável à prática docente. Somos como um formigueiro, cada um com sua função dentro do processo, e esse momento do encontro pedagógico, de trocas, me alegra porque não foi fácil instituir residência pública neste país”, discorreu Olga.

23/02/2022