Viver-SUS 2022: Fesp inicia processo de vinculação de novos residentes aos cenários de práticas

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) está em processo de vinculação dos novos residentes do Plano Integrado de Residência em Saúde (PIRS) aos cenários de prática onde irão atuar. A ação está sendo realizada na Escola de Gestão Fazendária do Estado do Tocantins (Egefaz), onde acontece o Viver-SUS, momento de acolhida dos calouros com diversas atividades. Os 117 residentes iniciaram suas atividades na noite dessa quarta-feira, 02, com uma solenidade bem descontraída. A lotação destes profissionais acontece no início da próxima semana, dias 07 e 08 de março.

“Aqui todos nós somos uma equipe, uma família, e ficamos muito felizes em recebê-los nesse espírito de Carnaval com festa, com alegria, para vocês sentirem que esta energia nos move. Temos muito trabalho, mas sempre desempenhando com alegria e com muito calor humano. Serão dois anos de residência acompanhado da equipe dos coordenadores, preceptores, tutores, gestores, nós da presidência, toda a Semus, iremos dar todo o suporte para cada um de vocês saiam especialistas em SUS. Podem ter certeza que nos momentos difíceis que irão enfrentar, nos momentos de dedicação, que estiverem na ponta, no atendimento à população, vocês sempre poderão contar com toda esta rede de apoio”, declarou a presidente Marttha Ramos desejando sucesso a todos.

E foi neste ritmo que as ações desta quinta-feira, 03, foram abertas, com música temática desta edição do Viver-SUS, uma paródia composta pelo coordenador do Núcleo de Educação Popular da Fesp, Wilson Mourão, o Mano Wilson, colaboradores da Fundação promoveram uma apresentação de Flash Mob que animou todos os participantes. Na ocasião, a coordenadora do PIRS, Socorro Sarmento, apresentou o Caderno do PIRS, contendo sua base legal e os programas de residências da instituição.

A enfermeira recém-formada Wyttória Régia Duarte, veio de Novo Repartimento (PA) para fazer residência em Saúde da Família e Comunidade. "Estou um pouco nervosa porque vai ser minha primeira atuação como enfermeira já que eu sou recém-formada. Mas acredito que será uma experiência maravilhosa, pois o programa escolhido é diretamente ligado à Atenção Primária, que a base da saúde pública no Brasil e eu quero dar o meu melhor", disse.

Cenários de práticas

Dentro da programação do Viver-SUS, os residentes irão conhecer ainda nesta quinta e sexta-feira, por meio de palestras e vídeos institucionais os cenários de práticas e serviços ofertados pelo SUS na rede municipal de Palmas. Eles irão atuar pelas mais diversas unidades de saúde da Capital, como as Unidades de Saúde da Família (USF), Ambulatório Municipal de Atendimento à Saúde (Amas), Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), Crefisul, Unidades de Pronto Atendimento Norte, Sul e de Taquaralto (Upas), Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), entre outras unidades importantes da rede. Em todos os locais, os colaboradores que são profissionais da saúde farão a recepção aos residentes e também a apresentação dos espaços e serviços.

Abertura oficial

A abertura oficial contou com a presença do secretário executivo da Saúde (Semus), Daniel Borini, no ato, representando o secretário Thiago Marconi. “Além de especialistas em SUS como posto pela presidente, gostaria que vocês saíssem especialistas em gente, no atendimento humanizado. Vocês já são profissionais, mas quando a gente volta a ser aluno é diferente, quando a gente sai da faculdade fica com um gostinho de quero mais e esta vivência é uma oportunidade de aprendizado e crescimento não apenas profissional, mas pessoal. Muitos que passaram pela residência, hoje estão trabalhando como profissionais na nossa Rede”, pontuou o secretário executivo da Saúde (Semus), Daniel Borini.

Participou ainda da cerimônia de abertura, o reitor do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Marcelo Müller, instituição parceira Fesp e certificadora dos programas de residências vinculados a Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde do Centro Universitário Luterano de Palmas (Coremu/Ceulp).

Por Redação Fesp
03/03/2022