Novos residentes da Fesp começam a atuar na rede municipal de saúde da Capital

Os 117 novos residentes do Plano Integrado de Residência em Saúde (PIRS) Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) começaram a atuar nos cenários de prática da rede municipal de saúde da Capital na tarde dessa terça-feira, 08, conforme cronograma do Viver-SUS, momento de acolhida, encerrado oficialmente na última sexta-feira, 05.

Os cenários fazem parte da Secretaria da Saúde (Semus) e tratam-se das mais diversas unidades de saúde de Palmas, como as Unidades de Saúde da Família (USFs), Ambulatório Municipal de Atendimento à Saúde (Amas), Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), Crefisul, Unidades de Pronto Atendimento Norte, Sul e de Taquaralto (UPAs), Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), entre outras unidades importantes da rede.

A fisioterapeuta residente do Programa de Saúde da Família e Comunidade, Danielly Sarah dos Santos Lira, se apresentou na terça, em seu território - Xambioá I, e irá atuar nas USFs Isabel Auler, na Arso 23 (207 Sul) e na Francisco Júnior, na Arso 41 (403 Sul). “Ontem foi ótimo e fui muito bem acolhida. Estou com expectativa positiva, acredito que vai me acrescentar muito como profissional e pessoalmente também. Espero ser de grande crescimento e vou doar o melhor para aqueles que precisam de mim, trabalhar em equipe para doarmos o melhor a todos”, disse.

Capacitação

Paralelo ao início da prática das atividades, os residentes estão participando, desde o começo da semana, do curso ‘Introdutório à Atenção Primária e Vigilância em Saúde’, ministrado por profissionais técnicos e colaboradores da Fesp e Semus. As aulas acontecem pela manhã no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e a noite no auditório da Fesp, já que à tarde, os residentes estão nos cenários.

O curso acontece até o dia até dia 25 de março e tem o seguinte conteúdo programático: apresentação da RAVS; Consultório de Rua; equipe multiprofissional; direitos administrativos; sistemas da saúde (e-SUS, Notifica SUS e Sisreg); infectologia; Cievs; indicadores Previne Brasil; Covid-19; dentre outros.

11/03/2022