Profissionais de saúde de Palmas passam por capacitação em sala de vacina

Com o objetivo de qualificar e atualizar os profissionais da Secretaria da Saúde (Semus) nos processos de vacinação foi iniciado nessa segunda-feira, 14, o curso ‘Atuação em Sala de Vacina’. A capacitação é uma iniciativa da Central Municipal de Rede de Frio Valéria Paranaguá (Cemurf) e será certificada pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). As aulas acontecem na sede da Central, na Arse 22 (206 Sul), das 14 às 18 horas, até a próxima sexta-feira, 18.

Porta de entrada das vacinas na Capital, responsável pelo armazenamento e distribuição para as unidades de saúde, a Cemurf tem participantes como o enfermeiro Haroldo Dias. "O primeiro dia de curso demonstrou a importância do trabalho integrado entre a Cemurf e as salas de vacinas. Dialogamos sobre a organização e o assessoramento às unidades. Esses espaços de diálogo e formação fomentam reflexões sobre o processo de trabalho e impactam diretamente na qualidade do atendimento prestado a população", manifestou o servidor.

Ministrado pela enfermeira da Cemurf, Juliana Araújo, o curso visa capacitar técnicos de enfermagem e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde que atuam nas salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs). Nesta turma, além de técnicos da própria Cemurf, participam ainda, vacinadores das Unidades de Saúde da Família (USFs) Laurides Milhomem; Santa Bárbara; Aureny I; Morada do Sol; Santa Fé; Arses 131 (1304 Sul) e 24 (210 Sul); Arso 23 (207 Sul); Arnes 33 (307 Norte), 41 (403 Norte) e 51 (603 Norte) e ASR-SE 75 (712 Sul).

“A capacitação é para melhorarmos nosso serviço e mantermos o padrão de excelência. Pois, ocasionalmente temos rotatividade de pessoal e precisamos sempre atualizar as equipes para sanar quaisquer dificuldades encontradas nas atividades de rotina”, esclareceu a enfermeira Juliana.

15/03/2022