1ª Reunião ordinária Sise-SUS da Fesp destaca ações de ensino no serviço de saúde de Palmas

Com o objetivo de discutir ações que envolvem o serviço de saúde e aprendizagem da Capital, foi realizada na manhã desta terça-feira, 15, na sala do Conselho Deliberativo do Sebrae-TO, a 1ª Reunião Ordinária do Colegiado do Sistema Integrado Saúde Escola do SUS (Sise-SUS) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), deste ano. Além da Fesp, contribuíram nas discussões a Secretaria da Saúde (Semus), entidades classistas e instituições de ensino. A próxima reunião está prevista para 09 de agosto.

O dimensionamento do cenário de aprendizagem na Atenção Primária e Especializada foi apresentado pela coordenadora da divisão de Ensino e Trabalho da Fesp, Renata Collicchio, que tratou sobre a distribuição dos estagiários na Saúde da Capital. “Como temos uma demanda grande de estágio curricular supervisionado, buscamos distribuir de forma justa na Rede de Atenção à Saúde, para que eles possam conhecer melhor a realidade de acordo com cada território em suas diversas perspectivas”, ponderou a coordenadora.

As ações executadas pela Fundação somente neste ano foram elencadas pela presidente Marttha Ramos. Em 17 processos de ensino/aprendizagem, dentre cursos, palestras, eventos e oficinas, foram 766 participantes. Entre os destaques estão ainda, a colação de grau de 95 residentes, agora especialistas, e a admissão de 117 novos residentes, dentre outros. “Todas as nossas ações são fruto de um trabalho conjunto e de muito comprometimento com a busca pela excelência, para isso temos firmado parceria com várias instituições para avançarmos ainda mais nestes processos primando pela qualidade da formação do estudante e do atendimento ao usuário do SUS”, destacou a presidente.

O secretário-executivo do Sise-SUS, Marcos Fabiano Monteiro, na oportunidade falou sobre o ‘Projeto de Qualificação em Práticas Educacionais na Saúde (QPES)’, o qual coordena e atua na docência. “Pensar sobre condutas e procedimentos considerando o território e a importância de trabalhar metodologias inovadoras utilizando ensino híbrido, promovendo a autonomia do estudante e desenvolvendo sua capacidade crítico-reflexiva para uma atuação qualificada na rede municipal de saúde”, disse.

Participantes

Participaram ainda da reunião, a superintendente de Vigilância em Saúde da Semus, Gilian Barbosa; gestores da Fesp; representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS-TO); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra); Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-TO), Conselho Regional de Biologia (CRBio-TO); Itpac Porto Nacional; Itop Palmas; Senac-TO; Itpac Palmas; Sindicato dos Servidores Municipais de Palmas (Sisemp); Conselho Regional de Fisioterapia (CrefoTO); Colégio Estadual Frederico Pedreira; Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Universidade Paulista (Unip).

Por Redação Fesp
16/03/2022