Condições genito-urinárias, dolorosas e inflamatórias são temas do curso ‘Prescrever'

Foi iniciada na manhã dessa sexta-feira, 18, mais uma etapa do curso ‘Prescrever em Problemas de Saúde Autolimitados’. O Módulo V – ‘Condições genito-urinárias/condições dolorosas e inflamatórias’ está sendo ofertado aos farmacêuticos cursistas no auditório da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e as aulas seguem até este sábado, 19, das 8 às 18 horas. O curso é uma parceria da Prefeitura de Palmas, por meio da Fesp, com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), e o Conselho Regional de Farmácia (CRF-TO).

A farmacêutica facilitadora do Grupo de Trabalho de Educação Permanente do CFF, Suelem Penteado, é a responsável por ministrar o quinto e penúltimo módulo do curso. Ela explica que essas condições podem ser tratadas com anti-inflamatórios não esteróides, os AINEs, ou corticóides, mas pondera. “Os AINEs não têm diferença de potência já os corticóides, sim. Os corticóides contam com os de uso ambulatorial e os de uso hospitalar e a potência deve ser levada em conta para a escolha terapêutica. Deve-se ter muita cautela quanto aos corticoides já que causa reações adversas com o uso prolongado e/ou contínuo, como a osteoporose”, pontuou.

A facilitadora alertou ainda a necessidade de uma boa escuta e anamnese destacando que o acolhimento, coleta de dados, avaliação, prescrição e acompanhamento são condutas da intervenção farmacêutica. A farmacêutica mEunice Meire Mendes relatou que diversos pacientes chegam com relato de dor na farmácia, mas com a anamnese é possível fazer a melhor conduta. “Temos muitos casos de pessoas que chegam na farmácia com relato de dor muscular, mas na anamnese é possível identificar que se trata de ansiedade. É uma dor tensa, característica de ansiedade, mas as pessoas acabam associando à dor muscular. Da mesma forma a dor de cabeça, que numa crise de ansiedade ela é mais intensa e prolongada. Temos que nos ater a isso, fazer a escuta adequada”, disse.

"Estamos perto de finalizar o curso Prescrever e me sinto duplamente feliz. Por, como conselheira federal de farmácia, ter conseguido trazer o curso para nosso estado e, como presidente da Fesp, contribuir através da fundação com a estrutura para a capacitação. Com isso, não somente a classe farmacêutica ganha, mas toda população por ela assistida", ressaltou a presidente da Fesp, Marttha Ramos.

Próximo encontro

Ao todo, são seis módulos, e o Módulo VI: Cessação tabágica está previsto para acontecer nos dias 08 e 09 de abril de 2022 e contará com a participação da Vigilância Sanitária Municipal (Visa) que trará a realidade de Palmas quanto aos fumódromos e apreensões irregulares.

O curso tem carga horária total de 96 horas e visa capacitar farmacêuticos a prescreverem medicamentos isentos de prescrição (MIPs).

21/03/2022