Curso sobre ‘Atuação em Sala de Vacina’ com foco em atualização em cartão de vacinação é encerrada

Atualização da caderneta de vacinação, atendimento ao usuário e melhoria de indicadores de cobertura vacinal foram alguns dos destaques do curso ‘Atuação em Sala de Vacina’ encerrado na última sexta-feira, 18. Iniciativa da Central Municipal de Rede de Frio Valéria Paranaguá (Cemurf), a capacitação foi ofertada aos profissionais da Secretaria da Saúde (Semus) e certificada pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

Foi uma semana de aulas ministradas pela enfermeira da Cemurf, Juliana Araújo, com vistas a capacitar técnicos de enfermagem e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde que atuam nas salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs) e na própria Rede de Frio. “O trabalho em sala de vacina é muito complexo e envolve muita atenção por parte do vacinador, como também conhecimento a respeito do calendário de vacinação e suas constantes modificações”, contou a enfermeira, exemplificando: “um ponto importante a ser observado é a idade do paciente, já que cada idade possui um esquema vacinal específico”. Juliana acrescentou ainda que o atendimento focado, individualizado e humanizado faz toda a diferença.

A técnica em enfermagem Elinângela Hortegal, lotada na USF da ASR-SE 75 (712 Sul), onde vinha atuando na testagem da Covid-19, passou pela qualificação. “O curso foi excelente, tirou muitas dúvidas, pois eu tenho muita experiência em urgência e emergência, mais especificamente em UTI, e agora irei atuar na Sala de Vacina da unidade, algo novo e desafiador para mim, então as aulas foram extremamente necessárias”, pontuou.

Unidades capacitadas

Nessa turma, além de técnicos da própria Cemurf, participaram ainda vacinadores das Unidades de Saúde da Família (USFs) Laurides Milhomem; Santa Bárbara; Jardim Aureny I; Morada do Sol; Santa Fé; Arses 131 (1304 Sul) e 24 (210 Sul); Arso 23 (207 Sul); Arnes 33 (307 Norte), 41 (403 Norte) e 51 (603 Norte) e ASR-SE 75 (712 Sul).

22/03/2022