USF Liberdade promove atividades educativas em alusão ao Dia Mundial da Saúde e da Nutrição

A equipe de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Liberdade, situada no Jardim Aureny III, em Palmas, deu início na manhã desta quarta-feira, 30, à programação em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e Nutrição, celebrado no dia 31 de março. A praça próxima a unidade foi o espaço utilizado pelos profissionais de saúde, residentes e acadêmicos para promover atividades educativas, como rodas de conversa, atendimentos, orientações nutricionais, exercícios de alongamentos, além de circuito de ginástica e atividades lúdicas para a população da região.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), por meio do Projeto de Pesquisa e Extensão Palmas Para Todos (PPT) e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.

A enfermeira da USF Liberdade e preceptora da residência de Saúde da Família e Comunidade da Fesp, Liz Freire Cavalcante, conta que a ação foi organizada para chamar atenção da comunidade sobre a importância da promoção e prevenção e controle de doenças ocasionadas pela má alimentação e a falta da prática de atividade física. “A população aceitou o convite e veio participar. Oferecemos atividades físicas, oficina sobre Café da Manhã Saudável, com orientação de profissionais de educação física e nutrição que atuam na unidade”, citou a profissional.

O mototaxista Sidiney Moura Barbosa, 51 anos, passou pela avaliação com a nutricionista e descobriu que está com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima do ideal para sua altura. “Estou acima do peso. Minha vida é muito corrida. Falta tempo, mas agora é tentar mudar os meus hábitos. Melhorar a alimentação, escolher alimentos mais saudáveis e voltar a fazer caminhada”, disse o mototaxista depois do atendimento. Ele será acompanhado pela nutricionista na USF perto da sua residência.

A babá Francileide Pereira Camilo, 32 anos, também está acima do peso. Mãe de uma criança de nove meses, ela acha que os quilos acima ainda são da última gestação. Com o sobrepeso, Francileide já sente os efeitos negativos no corpo. “Sinto muitas dores nas pernas. Me canso fácil. Sei que preciso perder peso urgente. E vou procurar ajuda para conseguir diminuir alguns quilos”, relata.

A nutricionista e pesquisadora do PPT, Mayanara Gomes de Andrade, que atende na unidade, explicou que a população foi orientada sobre a importância de optar por uma alimentação mais saudável, não deixar de fazer as principais refeições do dia, e escolher uma atividade física para realizar. “Tem pessoas que deixam de tomar o café da manhã. E isso é um erro porque um bom café da manhã tem uma riqueza de nutrientes como vitaminas, minerais e fibras. O jejum prolongado pode ocasionar problemas como a resistência à insulina, levando à diabetes e à obesidade”, alertou a nutricionista, reforçando ainda a necessidade da pessoa procurar ajuda profissional para ter uma boa orientação.

A Unidade de Saúde Liberdade promove em dias alternados da semana, atividades com um educador físico e atendimentos com a equipe da nutrição, além dos atendimentos de saúde. Nesta quinta-feira, 31, as atividades em alusão ao Dia da Saúde e Nutrição, ocorrerão novamente a partir das 8 horas, na Praça ao lado da USF da região.

Por Redação Semus
31/03/2022