Saúde de Palmas e universidades realizam projeto ‘Adolescentes em Ação’

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em parceria com a Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), com o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizou nesta quarta-feira, 26, a primeira edição do “Adolescentes em Ação''. O projeto consiste em levar serviços de saúde e orientações sobre a preparação para o mercado de trabalho e saúde mental para o público infanto-juvenil. Os primeiros contemplados foram os alunos do Centro de Ensino Médio Castro Alves, na quadra Arno 32 (305 Norte). 

Conforme uma das idealizadoras do projeto, a enfermeira e tutora da Fesp, Micheline Pimentel, o objetivo é aproximar os adolescentes da saúde. “É necessário que usemos a educação e a saúde como uma via para que eles comecem a pensar no quanto isso é importante para eles”, acredita. A enfermeira enfatizou que falar sobre saúde e cuidados básicos bucais, saúde mental, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são formas de levar aos adolescentes informações que possam ajudá-los na prevenção de diversas doenças. 

Adolescente de 16 anos e estudante do 2° ano do ensino médio, Thiago Ferreira afirmou que a ação oportunizou que ele pudesse verificar diversos serviços de saúde como uma avaliação oftalmológica e bucal. “Já fiz alguns testes de visão, avaliação dos meus dentes e, agora, quero participar da palestra sobre primeiro emprego, é o tópico que tenho maior interesse”, conta. 

As atividades do projeto foram oferecidas para as turmas dos períodos matutino e vespertino, tendo sido disponibilizados atendimentos como testagem rápida para ISTs e Covid-19, avaliação bucal, fisioterapia, avaliação nutricional e outros serviços. 

Por Redação Semus
27/04/2022