Semana do Bebê: Unidades de Saúde da Família abordam os cuidados com a saúde da criança

Com programação especial e decoração atrativa, as equipes das Unidades de Saúde da Família da Arso 111 (1.103 Sul), Arno 61 (503 Norte) e Valéria Martins, na Arse 122 (1.206 Sul), com o apoio de residentes da Fundação Escola de Saúde  Pública de Palmas (Fesp), realizaram nesta quarta-feira, 18, atividades alusivas à Semana do Bebê. Acompanhada da mãe Mariza Cunha Souza, a pequena Alexia Sousa da Silva Luz, de 01 e 11 meses, observou assim que chegou na USF da Arso 111 que o local estava diferente. 

Com balões coloridos, painéis decorativos para fotos, brinquedos, exposição de frutas, profissionais fantasiados, Alexia se sentiu bastante à vontade e, conforme relata a mãe, desta vez não chorou. Enquanto Alexia brincava, a Mariza participou das rodas de conversas com os profissionais da enfermagem, odontologia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia e também do Corpo de Bombeiros. 

De forma bem prática, cada especialista abordou com as mães sobre cuidados com a saúde do bebê. Os direitos da mulher durante o parto, a amamentação, a introdução alimentar após o sexto mês, os cuidados com a saúde bucal do bebê e até dicas de primeiros socorros em caso de acidente com a criança foram alguns dos temas compartilhados durante o encontro.  

Para Mariza, o evento foi mais uma oportunidade de receber orientações importantes para o cuidado com a criança. “A Alexia é a minha primeira filha, então muitas dúvidas surgem. São muitos mitos, que pra gente se torna ainda mais difícil saber como agir. Mas hoje, tirei muitas dúvidas e aprendi coisas novas”, disse ela citando sobre as orientações da alimentação correta e também dos cuidados com os acidentes domésticos.     

Engasgos

Maria de Jesus Maciel, mãe da Zia Martins, nove meses, também participou das atividades da Semana do Bebê e ficou atenta às explicações sobre como desengasgar o bebê. “Ela pode engasgar até com a própria saliva. Aprendi que no caso de engasgo, algumas manobras podem ser feitas para conseguir voltar a respirar normalmente”, citou a mãe dizendo que não fazia corretamente.

Shantala

Na USF Valéria Martins, a equipe preparou rodas de conversa e acolhimento para as gestantes e mamães com filhos de até 10 meses de idade. A unidade ofereceu também oficinas de papinhas e de Shantala, bastante apreciadas pelos bebês. 

Na USF da Arno 61, a programação da manhã foi semelhante à da USF da Arso 111, que também ofereceu atraiu a atenção das mamães com a oficina de Shantala. Durante à tarde, as duas USFs terão ações de promoção e educação em saúde, atividades práticas sobre atenção e cuidado com a saúde do bebê, rodas de conversa sobre alimentação saudável, palestra com profissionais do Banco de Leite do Hospital Maternidade Dona Regina, saúde bucal com orientações da equipe da odontopediatria, abordagem sobre prevenção de acidentes domésticos em crianças com o Corpo de Bombeiros, compartilhamento de dicas de primeiros socorros em casos de emergência por asfixia com a criança e orientações às famílias sobre a importância da vacinação.

Por Redação Semus
18/05/2022