1º Seminário de Biossegurança de Palmas acontece na quarta, 30

Evento on-line é uma realização da Fesp, em parceria com a Semus

Nesta quarta-feira, 30, a partir das 8 horas, será realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), o 1º Seminário sobre ‘Esterilização, Estrutura e Avanços nos Processos de Biossegurança e Qualidade’. Sob o tema ‘Estrutura de CME – Central de Materiais e Esterilização – avanços nos processos de Qualidade’, o seminário tem parceria com a Secretaria da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), e será no formato on-line, transmitido pelo canal da Fesp no YouTube. 

O Seminário visa observar as boas práticas nos serviços de esterilização na Rede de Atenção à Saúde de Palmas, haja vista que é de suma importância para garantir além da qualidade, a segurança dos trabalhadores e dos pacientes, pois através dela se consegue destruir microrganismos de equipamentos e outros materiais médicos e odontológicos. A programação busca também a atualização de práticas tanto da equipe de enfermagem quanto da odontologia na Central de Material e Esterilização (CME), para coordenar um serviço de excelência e seguro. 

Voltado a todos os profissionais da Rede Municipal de Saúde e acadêmicos, o seminário dispõe de seis eixos temáticos, com técnicos em vigilância sanitária tanto no cenário municipal quanto nacional. 

Serão abordados os seguintes assuntos: 

- Retrato da Estrutura de CME no serviço de urgência e emergência;

- Perspectivas ao assumir o CME de um hospital de grande porte;

- Tecnologia aplicada ao CME para a garantia de qualidade;

- Regulação Nacional de CME: perspectiva nacional da Anvisa;

- Avanços nos processos de qualidade do serviço e rotina do CME no laboratório;

- Etapas no controle de qualidade e a realidade do CME em uma UPA.

Por Redação Fesp
29/06/2021