Idosos participam de Arraiá da Saúde no Cras Krahô

Idosos da região sul de Palmas se reuniram no 'Arraiá da Saúde' realizado no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Krahô, na quadra Arse 131. Promovido pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) da quadra, nesta quarta-feira, 15, o evento faz parte do programa Hiperdia que é desenvolvido na unidade. Também participaram da ação estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), residentes do Plano Integrado de Residência em Saúde (PIRS), pesquisadores do 'Palmas para Todos', que desenvolvem estágio na Rede Municipal de Saúde por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

O Arraiá teve a presença de 28 idosos, além de alunos e médicos da UFT, equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), enfermeiras, assistentes sociais, pedagoga, psicólogo e educador físico. "Os idosos se reuniram, aprenderam sobre alimentação saudável e puderam aferir a glicemia e a pressão arterial. É muito importante essa parceria entre o Cras e a unidade de saúde para levar melhor atendimento aos idosos dos programas sociais", explicou a coordenadora do Cras Krahô, Filomena Andrade.

A supervisora do Estágio do curso de Medicina da UFT, Sortênia Guimarães, destacou que foi um momento de integração e escuta, tanto dos profissionais, quanto dos idosos. "Estamos muito felizes pelo belíssimo resultado desta ação, que reflete a intersetorialidade que é tão discutida e almejada por todos os profissionais que atuam com as políticas públicas".

Hiperdia

O programa Hiperdia atende idosos que realizam tratamento de hipertensão ou diabetes. Eles são acompanhados nas unidades de saúde por equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas. Nos eventos em grupo, como o desta quarta-feira, além de verificar a pressão arterial e o diabetes, também são realizadas palestras sobre medicação, alimentação saudável e sobre prática de atividades físicas.

Por Eliene Campelo
16/06/2022