Residentes da Fesp conduzem ‘Dia D’ para gestantes e parceiros em Palmas

Implantado no início de junho na Unidade de Saúde da Família (USF) Valéria Martins, na Arse 122 (1206 Sul), o ‘Pré-natal do Parceiro’ teve, na manhã desta quinta-feira, 23, o ‘Dia D’ para gestantes e parceiros comandado por residentes da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) de Palmas que atuam na unidade. A ação segue até às 15 horas.

À espera do primeiro filho, a médica residente do programa de Medicina de Família Milena Vidal conduziu a ação que contou com dinâmica, roda de conversa, esclarecimento de dúvidas e apresentação do curso de gestante que será iniciado em agosto. “A mulher procura mais a unidade de saúde, ela se cuida mais e, quando o bebê nasce, é importante que o pai também esteja bem, para melhor cuidar do filho junto à mãe. Por isso a importância da participação dele desde o pré-natal”, pontuou a médica. 

O autônomo Fellype Florêncio participou acompanhando a esposa, Marina Batista. Eles estão ‘grávidos’ do primeiro filho, Oliver. “É sempre muito bom participar de tudo para pegar mais conhecimento e auxiliar minha esposa depois quando o neném nascer porque é cansativo, vai ser uma jornada um pouco maior. A gente tem que estar por dentro e saber como lidar com essa situação, com essa nova fase da vida”, destacou Fellype.

A ação contou com apoio dos residentes do programa de Residência Multi em Saúde da Família e Comunidade, profissional de educação física Rodolfo Oliveira, nutricionista Giovanna Campos e odontóloga Lorena Costa, que sanaram dúvidas sobre atividades físicas durante a gestação; alimentação da gestante e família; sensibilidade na gengiva, entre outros. Os participantes participaram ainda de sorteio de brinde, distribuição de kits com cremes para gestantes e café da manhã.

 

Por Redação Fesp
24/06/2022