Grupo Qualidade de Vida do Residente promove caminhada no Parque Cesamar

Na quinta-feira, 14, o Grupo Qualidade de Vida do Residente promoveu no Parque Cesamar a Caminhada dos Residentes, que contou com a participação de cerca de 30 profissionais de diversas áreas. O evento teve como objetivo proporcionar um momento de lazer e interação entre os residentes. 

O grupo Qualidade de vida do Residente, liderado pelo psicólogo Júnior Rodrigues, promoveu na quinta-feira uma caminhada entre os residentes que fazem parte da Residência Multiprofissional da Fundação Escola de Saúde Pública (FESP). A ação fez parte da disciplina Unidade Educacional de Gestão em Cuidado de Saúde na Comunidade e surgiu com o propósito de proporcionar saúde, descontração entre os residentes. 

Para Junior Rodrigues, psicólogo, e organizador do evento junto com o restante do grupo, a Caminhada do Residente, cujo tema foi “a jornada não é fácil, mas a chegada vale à pena”, possui o intuito de motivar os participantes com um momento de descontração. Segundo o psicólogo a residência é um processo longo e assim como a caminhada exige motivação e força de vontade. “Estar na residência é um processo muito gratificante e ao mesmo tempo muito cansativo. Estamos ansiosos pela formatura. A caminhada teve como objetivo demonstrar acolhimento a todos os residentes, para que se sintam cada vez mais motivados nesta fase da vida tão complexa que é a residência. Essa caminhada é uma simbologia sobre o processo que estamos passando, pois apesar da jornada ser difícil, a chegada valerá à pena”, contou o psicólogo.  

Participaram da caminhada profissionais de áreas como odontologia, enfermagem, serviço social, nutrição, veterinária, educação física, farmácia e outras áreas da saúde. Júnior conta que além de estimular a prática de atividade física, o encontro procurou reconhecer o trabalho dos profissionais e parabenizar a atuação destes.

Para a cirurgiã dentista, Ayla Siani, que atua na Unidade de Saúde da 1206 sul, a caminhada serviu para revigorar as forças e deixar a rotina profissional menos estressante. “Momentos assim são importantes nesta fase que estamos vivendo. O estudo e a prática profissional exigem muito de nossas rotinas. Por vezes deixamos o lazer de lado por  conta das responsabilidade do dia a dia. É bom descontrair, encontrar os colegas, conversar e praticar exercícios físicos. Penso que este tipo ação fortalece os laços entre os residentes e é um motivador para terminamos o curso”, afirmou Ayla.


Por NUCOM/FESP
15/07/2022