Curso ‘Assistência à Gestante e Puérpera Frente à Pandemia de Covid-19’ ofertado nesta terça, 29

Capacitação atendeu profissionais da Rede Municipal de Saúde de Palmas e Porto Nacional

Nesta terça-feira, 29, o curso ‘Assistência à Gestante e Puérpera Frente à Pandemia de Covid-19’ foi finalizado com a live do Módulo III, que trouxe em seu eixo principal o parto e puerpério da mulher com Covid-19, conduzido pela coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), Mestre em Ciências da Saúde, enfermeira Mayane Vilela Pedroso. O curso foi elaborado pelo Ministério da Saúde (MS), realizado e transmitido pelo canal do YouTube da Fesp, em parceria com a Secretaria da Saúde (Semus) e teve a participação de 161 profissionais da Rede Municipal de Saúde de Palmas e de Porto Nacional, sendo, 120 profissionais da Capital e 41 de Porto. Todos os participantes receberão certificado.

A capacitação, que faz parte do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Fesp (REO), foi ofertada a todos os trabalhadores da saúde, com foco no fortalecimento de ações que promovam redução da mortalidade materna, um grande desafio para estes profissionais, principalmente neste período de pandemia. “Nós tornamos a Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) da Semus um novo cenário de prática, em que são trabalhadas a gestão das gestantes e puérperas onde serão desenvolvidos projetos como este para melhorarmos nosso atendimento e consequentemente nossos indicadores”, destacou a coordenadora Geral do Plano Integrado de Residências em Saúde da Fesp, Socorro Sarmento.

Na programação foram realizadas três lives com diferentes especialistas abordando eixos centrais discutidos ao longo de cada um dos três módulos, desde a transmissão da Covid-19; pré-natal; parto e puerpério.

A coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Fesp, Mayane Vilela Pedroso, falou sobre a importância da situação clínica da paciente para o manejo adequado de acordo com cada caso, desde aquelas com quadro leves a moderados e graves. “As gestantes com sintomas leves são encaminhadas para o ‘Espaço 19’ onde ela é acompanhada por uma especializada que a acompanha na condução do parto natural. Caso ela necessite, o centro cirúrgico é acionado para que seja preparado para recebê-la. Já as pacientes com quadro moderado ou grave são encaminhadas diretamente para a cesárea”, destacou Mayane, explicando que o Espaço 19 é uma ala do Hospital e Maternidade Dona Regina preparada para receber todas as gestantes da Rede Municipal de Saúde exclusivamente com Covid.

O Manual de Recomendações do Ministério da Saúde do Brasil para assistência à gestante e puérpera frente à pandemia de Covid-19 foi apresentado inicialmente pelos técnicos do Ministério da Saúde, Antônio Rodrigues Braga Neto e da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (Opas), Lely Guzmán. Ao longo do curso foram ministradas palestras com especialistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Por Redação Fesp
29/06/2021