Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e Fesp promovem capacitação de Fisioterapeutas

A Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e o Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária (NEVS) promoveram nesta quarta-feira, 10, uma atualização teórica em Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) para os fisioterapeutas da Rede Municipal de Saúde de Palmas. A capacitação aconteceu no auditório da Vigilância Sanitária municipal e teve como objetivo a identificação e a notificação de casos destas patologias.

LER/DORT é o conjunto de agravos relacionados ao trabalho mais comum no mundo, impactando na saúde e qualidade de vida de milhares de trabalhadores. Entretanto, a falta de registros sobre esse agravo prejudica as ações de planejamento e o direcionamento de recursos para a prevenção de novos casos e assistência de indivíduos acometidos.

O curso, ministrado pelo fisioterapeuta Tiago Veloso, surgiu baseado na subnotificação dos casos das patologias ocasionadas pela LER/DORT. Na capital são pouquíssimas as notificações sobre o assunto. Segundo Veloso, “nos últimos dois anos tivemos apenas 20 notificações, número este que, definitivamente, não corresponde à realidade devido a natureza destas doenças. Precisamos dar visibilidade a estes casos para que possamos desenvolver políticas públicas que ajudem a prevenir tais lesões”, afirmou o fisioterapeuta.

“Este evento é importante porque faz uma alerta sobre o quão grave podem ser as LER/DORT e enfatiza a necessidade das notificações dos casos para a gestão pública municipal. Somente com o número real de pessoas acometidas será possível planejar ações voltadas para a saúde desses indivíduos, bem como alocar recursos de maneira correta, direcionar pessoal capacitado e comprar equipamentos adequados”, relatou Veloso.

A fisioterapeuta e residente em Saúde Coletiva pela Fesp, Chirley Silva Rodrigues, participou da capacitação e enfatizou a importância do evento. “Hoje tivemos o nosso conhecimento aprimorado. As LER/DORT são patologias presentes na vida de muitos trabalhadores. É fundamental que saibamos identificar e tratar pacientes acometidos com estes agravos. Durante o curso ficou claro como a notificação é importante para a promoção da saúde coletiva. Fiquei muito feliz em poder participar de um evento assim”, declarou Chirley.

Por NUCOM/FESP
11/08/2022