Experiências exitosas de estagiários são apresentados ao Sistema Integrado Saúde-Escola do SUS

Com o objetivo de conhecer experiências exitosas de integração ensino, serviço e comunidade referente ao 1º Semestre/2022, o Colegiado Gestor do Sistema Integrado Saúde-Escola do Sistema Único de Saúde (Sise-SUS) se reuniu nessa terça-feira, 16, para a 2ª Reunião Ordinária do referente ano, ocorrida no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (Semus).

Os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Jerson Nunes e Eduardo Araújo, apresentaram suas ‘Vivências em Saúde’ com destaque para o trabalho realizado na USF da Arse 131 (1304 Sul) onde foi abordado a dengue e chikungunya. Já na USF da Arne 64 (508 Norte), a ação desenvolvida com os usuários foi a hipertensão arterial. “Após visitar e conhecer a unidade de saúde, a gente pensa em uma atividade de acordo com a necessidade e demanda local e desenvolvemos ações pensando em como melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Percebemos que a rede municipal já realiza um excelente trabalho, mas temos que pensar que sempre é possível melhorar ainda mais”, disse o acadêmico Jerson Nunes.

“O que a Fesp e a Semus conseguem proporcionar para as universidades é fora do comum. Foi um ganho para os estágios da área da saúde aqui da Capital, por isso parabenizo esse fortalecimento de modelo de política de ensino-saúde e comunidade, pois estamos sendo referência para todo o país”, enfatizou a coordenadora de estágio do curso de Odontologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (Coremu/Ceulp), Micheline Pimentel, durante apresentação das ações de saúde bucal desenvolvidas pelos estagiários na rede.

Ao final foi apresentado a conclusão das Visitas Técnicas realizadas pela Divisão de Ensino e Trabalho em Saúde durante o 1º Semestre nos cenários de aprendizagem, sendo 26 Visitas Técnicas e 12 Orientações Técnicas. “Durante as visitas foi oportunizado o contato com acadêmicos nos cenários de aprendizagem, onde os mesmos apontaram como muito importante a experiência de estarem desenvolvendo as ações junto ao serviço das Unidades de Saúde e preparando para a formação acadêmica e profissional. Os coordenadores das unidades nos relataram ainda que os acadêmicos estagiários são participativos, proativos e as ações desenvolvidas por eles, integrando o ensino, serviço e a comunidade, por meio de palestras, confecção de materiais e outros, são de grande valia”, apontou a coordenadora da Divisão de Ensino e Trabalho da Fesp, Renata Collicchio.

Integração ensino-serviço e comunidade

“É importante utilizar o espaço do Sise-SUS que é um ambiente de discutir a política de educação permanente de saúde, formação profissional, e de formação dos graduandos em saúde para apresentar experiências exitosas do que está sendo produzido pelos acadêmicos dentro do campo da rede saúde-escola do SUS em Palmas. Aqui observamos os estagiários muito ativos no processo, falando de suas imersões, das atividades que desenvolveram e de como isso foi rico de aprendizado para compreender melhor não só as fragilidades, mas principalmente, as potencialidades do SUS”, destacou o secretário-executivo do Sise-SUS da Fesp, Marcos Fabiano Monteiro.

Participantes

A reunião também contou com a apresentação de resultados das ações, da coordenadora de estágio do curso de Nutrição da UFT, Eloise Schott. O encontro teve a participação da coordenadora geral da Fesp, Jaciela Leopoldino, e apoio do coordenador de Educação Popular em Saúde, Wilson Mourão. Estiveram ainda presentes, representante da Semus; gestores da Fesp; representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra); Conselho Regional de Biologia (CRBio-TO); Itpac Palmas; Itop Palmas; Sindicato dos Servidores Municipais de Palmas (Sisemp); Conselho Regional de Fisioterapia (CrefiTO) e representante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) de Palmas.

18/08/2022