UVCZ dá início à campanha de vacinação antirrábica no distrito Buritirana

Neste sábado, 20, profissionais da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) e da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) deram início à campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos no distrito de Buritirana. Na oportunidade, também foi disponibilizada a testagem para leishmaniose visceral (calazar) para os cães. A equipe atuou na Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira, das 8 às 14 horas. 

Segundo a dona de casa Maria do Socorro Rodrigues Batista, há cinco anos, quando adotou o vira-lata caramelo ‘Chorrinho’, se tornou um compromisso anual levá-lo para atualizar a vacina contra a raiva nas campanhas disponibilizadas pela rede municipal. Socorro reforça que ações que levam serviços até o setor, são de extrema importância para que as pessoas tenham maior acesso à vacina e aos testes para detecção do calazar.  

Também dona de casa, Simone Araújo explica que se preocupa em levar seus cães ‘Rajado’ e ‘Baixinho’ para a testagem, sempre que possível, para leishmaniose visceral, pois se preocupa que eles possam ficar com saúde debilitada, assim como transmitir a doença para os seus familiares. 

A médica veterinária residente da Fesp, Joana Machado, conta que o calazar pode ser assintomático, por isso, os usuários que possuem cachorros devem sempre ficar atentos e agendar uma testagem na UVCZ, ou participar das ações disponibilizadas pela Prefeitura. 

Campanha

A primeira etapa da vacinação ocorre na zona rural, de 20 de agosto a 05 de outubro. Das 7 às 13 horas, os vacinadores estarão de porta em porta oferecendo o imunizante. A segunda etapa da campanha será na zona urbana, nos dias 17 e 24 de setembro, das 8 às 17 horas, em 75 pontos de vacinação, que serão divulgados em breve. Podem ser vacinados animais a partir de quatro meses de vida. Os tutores deverão levar documentos pessoais (RG e CPF).

Por Redação Semus
20/08/2022