Agosto Dourado: ‘Voltei ao trabalho! E agora?’ é o tema da segunda live interativa da Fesp

Após a abertura oficial do ciclo de rodas de conversas com residentes, especialistas e comunidade sobre aleitamento materno e introdução alimentar, ocorrida nesta terça-feira, 23, com a live interativa ‘Desafios do Aleitamento Materno’, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) se prepara para a transmissão da segunda live interativa do tema Agosto Dourado: ‘Voltei ao trabalho! E agora?’, que será exibida em seu canal no YouTube, na próxima segunda-feira, 29, às 15 horas. Para assistir, basta acessar este link.


Com mediação da enfermeira pesquisadora da Fesp, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Saúde da Família, Yusely Sanchez, a primeira live abordou os desafios da amamentação e contou com a participação da nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, Walkíria Pinheiro. “Muitas vezes a mulher precisa ser acolhida, precisamos assistir essa mulher de forma adequada. Quando essa mulher é bem preparada no pré-natal, a chance dela amamentar são maiores e os riscos de desmames são menores, por isso a necessidade de profissionais melhores capacitados para dar todo apoio. Importante passar por momentos como este aqui como esta live, onde estamos ampliando e compartilhando o conhecimento, sendo portas abertas, sempre prontas a receber essa mulher”, reforçou Walkíria.


“Uma fragilidade encontrada é a falta de informação antes da concepção. No entanto, pude observar que as mulheres que participaram do grupo operativo durante o pré-natal da unidade tiveram mais êxito na amamentação, pois é um grupo de promoção, prevenção, de aprendizado, de esclarecimento, de enfrentamento e de fortalecimento da amamentação. Quando ela tem acesso a essa informação, ela chega ao puerpério entendendo o processo pelo qual ela está passando, por isso a mulher precisa de rede de apoio, amparo e assistência, pois aleitamento materno é vida”, destacou a enfermeira residente em Enfermagem Obstétrica da Fesp, Janyelle Farias, que atua Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Fé.


Participaram ainda, as residentes em Enfermagem Obstétrica, Elma Fontoura que tratou sobre anatomia dos mamilos; Ingrid Gouveia, abordando os nódulos de leite; e Vitória Teles falando sobre rachadura nos seios. O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Saúde (Semus), por meio da Coordenação Técnica de Doenças e Agravos não Transmissíveis (CTDANT) e o setor de Ciclos de Vida da Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs); e a Fesp, por meio do Plano Integrado de Residência em Saúde (PIRS) e Núcleo de Comunicação. A ação conta ainda com apoio do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina.


Participação da comunidade


A participante da live, Fernanda Mendonça, interagiu questionando sobre como pode colaborar com uma familiar que está prestes a parir e foi respondida pela coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Fesp, Mayane Pedroso. “Algo que eu sempre gosto de falar, a melhor forma de começar a ajudar é não atrapalhando porque a carga da mulher já é muito grande e ainda chega um bebezinho. Então, estar junto, contribuir na limpeza da casa, dar um copo de água porque amamentar dá muita sede, pode ficar com o bebê enquanto a mãe toma banho ou faz uma refeição, ficar atenta a esses afazeres e deixar a mãe se conectar com o bebê, são gestos que contribuem muito”, disse.

 

Programação


Segunda, 29/08 - 15h – Bate-papo: "Voltei ao trabalho! E agora?"

• Carlayne Araújo - Nutricionista, residente em Saúde Coletiva 

• Lúcia Gratão - Nutricionista Materno-infantil e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente

• Ingrid Goveia - Enfermeira, residente em Enfermagem Obstétrica

 

Terça, 30/08 - 15h – Bate-papo: ''Introdução Alimentar: por onde começar?" 

• Lúcia Gratão - Nutricionista Materno-infantil e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente 

• Carlayne Araújo - Nutricionista, residente em Saúde Coletiva 

• Vitória Teles - Enfermeira, residente em Enfermagem Obstétrica

 

Quarta, 31/08 - 15h – Bate-papo: "Como a saúde mental pode afetar a amamentação?"

• Bianka Morais - Psicóloga do Hospital e Maternidade Dona Regina

• Eliane Belém - Psicóloga, especialista em saúde da família e comunidade, residente em Saúde Coletiva 

• Lúcia Gratão - Nutricionista Materno-infantil e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente 

• Carlayne Araújo - Nutricionista residente em Saúde Coletiva

Por Redação Fesp
24/08/2022