Enfermeiros das UPAs passam por capacitação de testagem de ISTs

Na manhã desta sexta-feira, 26, enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) passaram por um treinamento de Testagem Rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A capacitação foi composta pela aula teórica de aconselhamento dos pacientes e a parte prática para manuseio dos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais (B e C), disponíveis nas unidades de saúde da Capital.

Essa já é a segunda turma que a Coordenação Técnica das Doenças Infecto Contagiosas da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) capacita neste mês. Ainda em agosto serão realizados mais dois cursos, nos dias 30 e 31, para as turmas da Atenção Primária, que são os profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs) sobre o tema. Em setembro, nos dias 16 e 26, outros profissionais também serão treinados. Todos os cursos serão certificados pela Fundação Escola Pública de Saúde de Palmas (Fesp). 

A coordenadora de doenças infecto contagiosas da Semus, Pâmela Eva, explica que quanto mais profissionais qualificados na execução, maior a possibilidade de ampliar a oferta de testagem, e ressalta a importância do aconselhamento pré e pós teste. “Não dá só para testar e dizer que ele é positivo, é preciso dialogar com o paciente, estabelecer uma relação de confiança, ofertar o tratamento e o segmento dele na rede”, esclarece.

Testes rápidos de ISTs

Os testes rápidos para identificar HIV, Sífilis e as Hepatites Virais B e C são disponibilizados em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e UPAs da Capital. Nas unidades de referência, a realização dos testes acontecem, na maioria das vezes, como demanda espontânea, ou seja, o próprio usuário solicita para fazer. Ou ele pode ser feito a partir de uma suspeita do médico de acordo com algum sintoma, ou sinal clínico do paciente.

A Semus aconselha que se o usuário tiver relação sexual desprotegida ou um acidente com perfuro cortante, ou material biológico no período noturno, final de semana ou feriado, que ele procure imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento para fazer o teste rápido e ofertar uma profilaxia de pós-exposição (PEP), que é uma medicação. Esse medicamento deve ser iniciado até 72 horas após a relação ou acidente e deve ser feito durante 28 dias para evitar o HIV.

Além disso, caso o paciente tenha contato com alguém que tenha Sífilis, numa exposição menor que 90 dias, a UPA também oferece uma profilaxia. Eva ressalta que a PEP é ofertada somente nas Unidades de Pronto Atendimento.

Tratamento 

HIV | É um vírus permanente, o tratamento é ao longo da vida. A pessoa positiva para HIV é encaminhada para o Henfil para iniciá-lo;

Sífilis | O tratamento é definitivo, se o paciente tratar direito vai ter a cura, mas é necessário cuidado porque a pessoa está sujeita a reincidência. A primeira dose da medicação é iniciada no local de atendimento (USF ou UPA) e a sequência do tratamento é feito na unidade de referência;

Hepatites (B e C) | É um tratamento longo e personalizado, o médico que vai determinar o prazo. A unidade de saúde de referência é a responsável por solicitar os marcadores e posteriormente encaminhar o paciente para o Henfil para dar início a medicação.

Por Redação Semus
26/08/2022