Enfermeiros da rede de saúde de Palmas participam nesta semana, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), da capacitação para padronização da técnica de aplicação e leitura do teste tuberculínico (PPD), para detecção da tuberculose. Ministrado pelas enfermeiras da área técnica da tuberculose da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), o curso vai até sexta-feira, 26, e integra o planejamento de Educação Permanente da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp).
Segundo o coordenador técnico da Tuberculose da Semus, Pedro Paulo dos Santos Oliveira, o objetivo é qualificar estes profissionais para serem aplicadores e multiplicadores do exame na Capital.
A enfermeira e analista técnica de tuberculose da Semus e agora multiplicadora do PPD, Marli Pimentel, explica que o planejamento é repassar esses conhecimentos para os demais enfermeiros da rede e conseguir acesso facilitado em todas as unidades de saúde para que em cada uma seja aplicado o teste.
Sobre a importância da capacitação, a facilitadora e enfermeira da área técnica da tuberculose SES-TO, Patrícia Moreira, ressaltou que a doença é estigmatizada e de difícil diagnóstico. Segundo ela, o teste PPD é um auxiliar de investigação e uma forma de descobrir os contatos mais cedo, dos casos assintomáticos.
Outra qualificação
Nesta quarta-feira, 24, cerca de 30 profissionais de medicina, enfermagem e fisioterapia da rede municipal participarão da formação de Hansenologia no auditório da Semus, em horário comercial. Desenvolvido pela Semus em parceria com a Fesp, o curso será ministrado até sexta-feira, 26.
Por Redação Semus
23/08/2022