Profissionais da Fesp promovem Dia D do Agosto Dourado para encerrar a campanha

Durante todo o mês, o aleitamento materno foi discutido com a comunidade nas unidades de saúde da Capital em alusão à campanha Agosto Dourado, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para incentivar a amamentação, onde a cor dourada representa o padrão ouro do alimento ofertado exclusivamente pela mãe. Para fechar a campanha, residentes da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) participaram nessa quarta-feira, 31, do Dia D do Agosto Dourado, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Aureny III. Uma ação da Unidade de Saúde da Família (USF) Liberdade, localizada no mesmo setor.

O tema foi trabalhado durante todo o mês desde a abertura oficial da campanha, no dia 03, passando por diversas palestras, as chamadas Salas de Espera, envolvendo temas referentes à saúde bucal com equipe de odontólogos, nutrição e saúde mental com psicólogos. Para encerrar a campanha, a USF Liberdade promoveu um encontro com grupo de gestantes e mães que estão amamentando. Conduzidos pela enfermeira da unidade e preceptora da Fesp, Liz Freire, odontóloga da USF e preceptora da Fesp, Tatiana Dias e nutricinista do Palmas Para Todos (PPT), Mayanara de Andrade. Participaram ainda os residentes de Saúde da Família e Comunidade, Maríllia Cajueiro, Jamilia Sarmento, Amanda Ignacio e Alana Carvalho e de Enfermagem Obstétrica, Morgana Maia e Ingrid Silva.

A USF da Arne 53 (406 Norte) teve o encerramento da sua campanha na última terça-feira, 30, no Dia D do Agosto Dourado com a participação da comunidade. Os usuários participaram de palestras, brindes, sorteio, educação em saúde, atendimento médico e/ou de enfermagem, material educativo, teste rápido do parceiro. A ação contou com apoio dos residentes Fesp, por meio dos programas Multi em Saúde da Família e Comunidade; Saúde Mental; e Enfermagem Obstétrica.

Na ocasião, foram trabalhados três temas: ‘Importância da saúde bucal trazendo também o foco do parceiro’, abordado pela dentista do Palmas Para Todos (PPT), Sthefanie Nery e residentes Milena Brito e Vitor Valadares; ‘Aleitamento materno e outros aspectos (engasgo, primeiros socorros, sucção)’, ministrada pela palestrante externa convidada, enfermeira Mayara; e ‘Depressão pós-parto e seus impactos na vida familiar’, tratado pela psicóloga Lisandra Maciel com as residentes em Saúde Mental, Aline Thais e Natália Amorim.

Este ano, o pré-natal do parceiro foi debatido no Agosto Dourado, e a participação dos pais na ação foi visível. Eles aprenderam na prática, a manobra de desengasgo com a enfermeira convidada Mayara. O pequeno Augusto de três meses, filho da vendedora Lorena Pereira de Araújo, que realizou o pré-natal na unidade, foi eleito o ‘Bebê dourado’.

Ambas as unidades ofertaram café da manhã e brindes aos participantes.

Por Redação Fesp
01/09/2022