Prefeitura capacita ambulantes para atender o público no festival

Mais de 30 vendedores ambulantes selecionados para trabalhar no 16° Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) participaram na tarde desta sexta-feira, 2, da palestra sobre as boas práticas de manipulação de alimentos. A capacitação teve como objetivo dar dicas e reforçar a importância dos cuidados e normas de segurança sanitária que os comerciantes devem seguir para melhor atender palmenses e turistas que irão subir a serra e prestigiar as cinco noites do festival.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Gustavo Bottos, “É um compromisso da gestão municipal promover melhores condições de trabalho para que os comerciantes possam participar dos grandes eventos na Capital.  Esse contato direto com os profissionais é muito importante para que possamos melhorar e dar as condições necessárias que propiciem a captação de renda e fortalecer a economia local”.

Durante a palestra ministrada pela inspetora sanitária da Vigilância Sanitária de Palmas (Visa), Silvana Teixeira, com colaboração dos alunos de Residência Multiprofissional de Saúde Coletiva, da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), foram abordadas temáticas como conservação, preparo e armazenamento de alimentos e bebidas, origem das matérias-primas como gelo e carnes, uso de uniformes adequados, organização e higiene.

A inspetora lembrou que as equipes da Visa estarão presentes todas as noites monitorando a qualidade dos serviços ofertados ao público no FGT. ‘’Nas abordagens sanitárias vamos olhar, principalmente, a forma com que os alimentos foram transportados e todo processo de conservação, temperatura, limpeza dos produtos e ambientes, dentre outras situações’’, ressaltou a Silvana.

O encontro contou com a participação do secretário executivo da Sedem, Raimundo Júnior, superintendente de Indústria, Comércio e Serviços, João Pedro Claret e da equipe técnica da Sedem. A palestra foi realizada na sala de treinamento da Casa do Empreendedor, localizada na Quadra ACNE 1 (104 Norte), na rua atrás da sede administrativa da Prefeitura de Palmas, na Avenida JK.

Por Redação Semus
02/09/2022