Novo gestor é apresentado aos servidores da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Os servidores da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) estiveram reunidos com o novo presidente da instituição, professor Robson Vila Nova, recentemente nomeado para o cargo pela prefeita Cinthia Ribeiro. Até então, o secretário da Saúde, Thiago Marconi, respondia interinamente pela fundação. 

O novo gestor foi recepcionado pela coordenadora geral da fundação, Jaciela Leopoldo, e demais técnicos da pasta. “A equipe da Fesp recebe com muita alegria o presidente Robson, considerando a sua experiência significativa em políticas públicas, em especial na área da educação, contribuindo com o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão e com a qualidade do cuidado à saúde da comunidade palmense", disse.

“A Fesp é uma instituição consolidada na formação de recursos humanos para o SUS, e a chegada do professor Robson é fundamental para que novas ideias e projetos sejam somados, tanto pelo caminho na educação que já percorreu em outras instituições, como pela proposta de agregar novos valores e projetos. Isto vai propiciar uma evolução ainda maior da instituição”, afirmou o secretário-executivo da Saúde, Daniel Borini, que apresentou o presidente à equipe da Fesp.

Para Robson Vila Nova, a instituição é o coração do SUS em Palmas, prestando um relevante trabalho para o Tocantins. “A Fesp exerce um importante trabalho na formação humanizada dos trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde. Além da formação inicial e continuada, contribui junto com os demais órgãos, especialmente a Secretaria da Saúde, que é nossa maior parceira, para manter Palmas como referência para o Tocantins e região Norte do país. Essa missão é muito valiosa para nós e acreditamos que podemos somar e fortalecer ainda mais este cenário”, considerou. 

Perfil

Natural de Gurupi (TO), Robson Vila Nova reside em Palmas desde 2017. Profissional com formação nas áreas de gestão pública e educação, veio para a Capital motivado pelas oportunidades de estudo e trabalho. Possui licenciatura em Pedagogia, é mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando no mesmo programa, na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão. É professor e pesquisador com vasta e consistente produção científica. Conselheiro estadual de educação desde 2015, foi presidente no biênio 2019/2021. Em 2013, assumiu por quatro anos a Secretaria Municipal de Educação de Miracema. Em 2018, foi subsecretário de Estado da Educação, e no ano seguinte, assumiu a Secretaria Executiva de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, onde permaneceu por três anos. É pai de dois filhos, de 17 e 5 anos de idade. 

Por Redação Fesp
20/09/2022