Servidores da Fesp e Semus expõem estudos em encontro do Hospital Sírio-Libanês

Servidores da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) apresentaram nesta quinta-feira, 6, estudos de metodologia ativa no ‘1º Encontro de socialização regional dos projetos de intervenção do Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS)', do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL).

O evento é nacional, acontece paralelamente em todo o país e tem foco na mudança das realidades de formação no Sistema Único de Saúde (SUS), através de intervenções organizadas, construídas, implementadas, monitoradas e avaliadas ao longo do projeto DGPSUS, ao qual tais servidores cursam especializações.

Em Palmas, o evento acontece com o apoio da Fesp. "Tudo que vem para somar, nos engrandece. Penso que a escolha dos temas foi muito assertiva, não apenas na forma de partilhar mas, também, naquilo que foi trazido como pontos de reflexão para mudança de cenário, como contribuição para fortalecer nosso trabalho. A grandiosidade de tudo isso é que reforça o trabalho realizado pela Fesp e Semus em prol do fortalecimento do SUS", destacou o presidente da Fesp, Robson Vila Nova.

"Esse curso eu já tive a oportunidade de fazer e já fui facilitador também. Vejo como uma oportunidade de melhorar nossos gestores, ainda mais agora que temos o projeto de intervenção que tira do papel todo o conhecimento adquirido. É com muita alegria que participo hoje deste evento de tamanha importância para o SUS", destacou o secretário executivo da Saúde, Daniel Borini.

Para a representante do Sírio Libanês, facilitadora do curso de Especialização em gestão de programas de residência em saúde no SUS (GPRS), Neide Maria Brito, é uma honra participar de um evento que só vai fortalecer a rede SUS de Palmas que é padrão ouro.

Projetos de intervenção

O evento foi mediado pela coordenadora geral da Fesp e facilitadora do curso de Especialização em Educação em Saúde para Preceptores no SUS (PSUS), Jaciela Leopoldino. Na ocasião, foram apresentados os projetos de intervenção do PSUS: 'Nada sobre nós sem nós: a participação de Preceptores no planejamento pedagógico' e 'Programa de educação permanente para preceptores do Programa de residência multiprofissional em saúde da família e comunidade'. A especialização em gestão de programas de residência em saúde no SUS (GPRS) apresentou o projeto intitulado: 'Qualificando a avaliação critério referenciada: um projeto de intervenção'.

07/10/2022