Gestores da Saúde recebem capacitação sobre Sinan para Vigilância Epidemiológica

Os servidores da superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) da Secretaria da Saúde (Semus) estão sendo capacitados para manusearem o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), nesta quinta-feira, 06, na sede da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), entidade responsável pela certificação do curso, por meio da Divisão de Educação Permanente.

O biólogo responsável pelo Sistema de Informações em Saúde da Semus, Edimar Viana, explica que o objetivo do curso é capacitar os profissionais na elaboração de relatórios, conhecer melhor os agravos e o funcionamento a partir da extração de dados.

Sinan

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) é alimentado, principalmente, pela comunicação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de divulgação compulsória. Ele pode ser operacionalizado no nível administrativo mais periférico, ou seja, nas unidades de saúde, seguindo a orientação de descentralização do SUS. A maioria das notificações é digitada nas Secretarias municipais de saúde. (Com informações do Ministério da Saúde)

Por Redação Fesp
06/10/2022