Agentes de endemias passam por capacitação para Levantamento de índice rápido ao Aedes aegypti

Agentes de combates às endemias da Secretaria da Saúde (Semus) participam, nesta quarta-feira, 06, de uma capacitação para Levantamento de indice rápido ao Aedes aegypti (LIRAa), que é realizado para identificar o percentual de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. O curso é ministrado pela coordenadora técnica de Controle Vetorial da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), bióloga Lara Betânia Melo, e será certificado pela Educação Permanente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

"Tivemos um número alto de notificações para essas doenças. Foram encontrados muitos focos e os agentes têm que ter o olhar bem preciso durante a atuação, por isso, é importante sempre capacitá-los para tentar realizar visitas de qualidades, e demais ações com vistas à diminuir essas mazelas que tanto acometem nossa população", disse a coordenadora Lara.

O curso acontecerá também nos dias 13 e 27 de outubro, dividido em três turmas, com cerca de 40 pessoas cada, com os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES-TO), Renata Braga e Marcos Timóteo.  

Como ocorrerá o levamento?

Os profissionais irão visitar todas as quadras do município para identificar quais os locais com maior concentração de focos do mosquito. Vale reforçar que é fundamental que a comunidade colabore com a ação, liberando a entrada do agente de endemias na casa para realização do LIRAa.

Além de verificar os lugares com maior número de criadouros para reprodução do Aedes aegypti, o levantamento rápido possibilita a identificação dos recipientes com água parada que são mais utilizados pelo mosquito para depositar ovos. Durante as visitas, os moradores receberão orientações de controle e prevenção do vetor.

Por Redação Fesp
06/10/2022