Fesp abre novas turmas para formação 'e-SUS Sinan Monkeypox’

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), abre inscrições para novas turmas para formação 'e-SUS Sinan Monkeypox’. Os interessados podem se inscrever de 10 a 16 de outubro neste link. A capacitação visa qualificar os profissionais de saúde da Capital para a nova versão do sistema de notificação e investigação da doença, lançada pelo Ministério da Saúde, no dia 19 de setembro de 2022. O curso será ofertado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria da Saúde (Semus), e certificado pela Escola.

As novas turmas serão abertas dia 18 de outubro, uma pela manhã, das 8 às 12h, e a outra à tarde, das 14 às 18h, e têm como público-alvo os notificadores de hospitais da rede privada, das Unidades de Saúde da Família (USFs), das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e preceptores dos Programas de Residência do Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS) da Fesp.

e-SUS Sinan

O e-SUS Sinan é uma plataforma online com infraestrutura de alta performance com o objetivo de garantir agilidade no processo de notificação. Este sistema contribuirá para a democratização da informação, permitindo que todos os profissionais de saúde tenham acesso à informação e as tornem disponíveis para a comunidade. É um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das ações realizadas pelos gestores. A versão vigente do sistema, lançada em 19 de setembro de 2022, permite a notificação de casos suspeitos/confirmados de Monkeypox. (Com informações do Ministério da Saúde)

 

Por Redação Fesp
07/10/2022