Agentes de Combate às Endemias são qualificados para realização do LIRAa

Uma nova turma de Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria da Saúde (Semus) participa, nesta quinta-feira, 13, da qualificação para Levantamento de índice rápido do Aedes aegypti (LIRAa), iniciada no dia 6 de outubro. O curso é facilitado pela coordenadora técnica de Controle Vetorial da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), bióloga Lara Betânia Melo, e será certificado pela Educação Permanente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

A última turma acontecerá no dia 27 de outubro, cada uma com cerca de 40 profissionais. Após a qualificação os ACE estarão mais preparados para iniciar o LIRAa, previsto para acontecer de 7 a 11 de novembro. O presidente da Fesp, Robson Vila Nova, deu as boas vindas aos participantes. “É uma satisfação para a Fesp recebê-los nesta capacitação que irá prepará-los para mais um importante trabalho da gestão que é o mapeamento da situação entomológica na Capital a fim de diminuir doenças sérias como dengue, zika e a febre chikungunya”, disse.

Como é feito o levantamento?

Os ACE visitam imóveis do município previamente selecionados para identificar quais os locais com maior concentração de focos do mosquito. Vale reforçar que é fundamental que a comunidade colabore com a ação, permitindo a entrada do ACE nos imóveis para realização do LIRAa, pois durante as visitas, os moradores receberão orientações sobre como manter o ambiente preservado.

Por Redação Fesp
13/10/2022