Fesp realiza curso sobre o uso adequado de EPIs para Agentes Comunitários de Saúde

Capacitação atenderá cerca de 475 profissionais da área na rede municipal de saúde da Capital

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), responsáveis pelo acompanhamento da comunidade nas Unidades de Saúde da Família (USFs) estavam com suas atividades restritas à busca ativa e retomaram no final de maio deste ano à rotina de visitas domiciliares. E, mediante demanda para melhorar o desempenho de suas funções, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), em parceria com a Secretaria da Saúde (Semus), iniciou esta semana o curso sobre o ‘Uso Adequado dos Equipamentos de Proteção Individual’ voltado para estes trabalhadores da saúde.

O curso tem carga horária de quatro horas e acontece de segunda a quarta-feira, em horários alternados, com turmas pela manhã e no período da tarde, no auditório do Instituto Vinte de Maio, prédio da Fesp. Serão capacitados cerca de 475 agentes que atuam nas 34 unidades de saúde da Capital.

“Como é um número muito alto de profissionais que precisam desta capacitação, dividimos em pequenas turmas seguindo os protocolos necessários para evitar aglomeração, já que o curso é presencial”, disse a coordenadora da Divisão de Educação Permanente em Saúde da Fesp, Quézia Catharine Cavalcante de Melo.

Os EPIs não eram de uso contínuo por parte dos agentes, salvo casos específicos. “Hoje, eles devem usar não apenas máscaras cirúrgicas nas visitas, mas nos casos de domicílios com suspeita da Covid-19, eles usam outros equipamentos como avental, máscara face shield, luvas, para que não haja nenhum tipo de exposição dando segurança tanto pro morador quanto para o próprio agente”, explicou a gerente da Atenção Primária da Secretaria da Saúde (Semus), Marêssa Castro, destacando ainda que, neste último caso, mesmo dotado de EPI necessário, não se recomenda entrar na casa do paciente.

O curso está sendo ofertado de forma escalonada com datas e horários estabelecidos para que os profissionais se organizem e o serviço nas Unidades de Saúde da Família (USFs) não seja prejudicado.

Por Redação Fesp
07/07/2021