Prefeitura de Palmas encerra curso sobre notificação dos agravos no trabalho

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria da Saúde (Semus), em parceria com a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), encerrou nesta terça-feira, 18, o curso de qualificação sobre ‘Notificação dos agravos relacionados ao trabalho’ para servidores do Hospital Geral de Palmas (HGP), hoje voltado para intoxicação exógena relacionada ao trabalho (substâncias tóxicas). 

Este último dia de capacitação foi ministrado pela gerente do Cerest, Betânia Cangussu, e residentes em Saúde Coletiva da Fesp, Dhullya Resende, Talessa Neves e Luís Felipe Araújo. “Foi uma capacitação muito positiva onde pudemos contribuir com outros profissionais e ainda tivemos a colaboração dos residentes. Isso foi muito importante para toda a equipe, pois eles estão no Cerest desde o início do ano trabalhando com a notificação e qualificação destes agravos, então, de certo modo, já tem domínio e isso foi um grande referencial, um ponto de destaque nesta formação”, disse a gerente Betânia.

Para a biomédica residente Dhullya Resende foi uma experiência exitosa, pois dos três temas abordados, participou de dois, acidente de trabalho com exposição a material biológico na primeira semana e intoxicação exógena essa semana. “Além de compartilhar com outros colegas residentes, foi um momento enriquecedor, de troca de aprendizados com demais profissionais, onde colocamos em prática o que vivemos na residência”, pontuou a residente. 

Iniciado dia 3 de outubro, a formação abordou ainda acidentes de trabalho, no geral, e com exposição a material biológico (Atemb) e teve como público-alvo os servidores do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) e do Núcleo de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador (NASST) do HGP.

Por Redação Fesp
18/10/2022