Farmacêuticos residentes da Fesp recebem kits do Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo

Ação aconteceu na manhã desta quinta, 08, com a presença do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João

Residentes farmacêuticos da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) receberam na manhã desta quinta-feira, 08, kits do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, contendo glicosímetro (medidor), tiras, lanceta, balança, aparelho de pressão, estetoscópio, termômetro, fita e coleção de livros do Ministério da Saúde.

A entrega aos residentes integrantes do Programa de Residências Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Plano Integrado de Residências em Saúde foi realizada pela presidente da Fesp, Marttha Ramos, acompanhada dos presidentes dos conselhos Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, e Regional de Farmácia (CRF), Maykon Paiva, e do coordenador da Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde (Semus), Ricardo Nunes.

Durante o evento, a técnica farmacêutica da Fesp Karenina Pegado, apresentou o monitoramento e resultados do Projeto de Teleatendimento Farmacêutico ao Paciente em Insulinoterapia, explicando que a oferta dos serviços permite o gerenciamento integrado de toda farmacoterapia, gerando um controle mais eficaz das doenças, maior segurança para o usuário e contribuindo para a melhoria na sua qualidade de vida.

“O controle glicêmico adequado do paciente insulinodependente, principalmente em época de pandemia da Covid-19, merece atenção especial. O farmacêutico tem um papel muito importante. Com os serviços ofertados por nossos residentes pudemos observar que orientações como armazenamento adequado das insulinas, local correto de aplicação, interações medicamentosas, dentre outras, fizeram toda a diferença para a saúde dos pacientes assistidos. Foi muito importante também a interação com os demais profissionais da equipe Multiprofissional onde o farmacêutico pôde realizar os encaminhamentos necessários para outras categorias como nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, educador físico e médico”, detalhou.

“Vi aqui uma bela demonstração de atuação do farmacêutico clínico, com encaminhamento para especialistas quando necessário; prescrição de medicamento, pois podemos prescrever, dentro de nossas limitações. Este projeto demonstra que estão no caminho certo desmistificando a ideia de que esse profissional é entregador de caixinhas de remédio no balcão da farmácia, pois seu papel não é esse. A farmácia é uma área muito ampla e deve ser explorada em todas as suas nuances”, enfatizou o presidente do CFF.

A presidente da Fesp ressaltou o desempenho do presidente Walter à frente do Conselho Federal. “Desde que ele assumiu, podemos afirmar que a farmácia nunca esteve tão bem representada, a começar pela Lei Nº 13.021/14 que tramitava há mais de 20 anos no Congresso e sua aprovação tornou-se um marco para nossa categoria, já que dá mais autonomia para os profissionais, dando exclusividade na responsabilidade técnica de farmácias e drogarias. Realizar este momento mostrando o trabalho dos residentes na presença do presidente Walter, nos dá muita alegria”, enfatizou a presidente, que também é farmacêutica e conselheira federal.

Na Fesp, o profissional farmacêutico atua como residente, bolsista e pesquisador. O residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade Leonardo Santos, vai começar a prática do Projeto de Teleatendimento no segundo semestre, e é um dos contemplados com o kit. “Estou cheio de gás, com muita expectativa para começar e o kit nos deixa ainda mais preparados para este momento”, disse.

Sobre curso/kits

O curso virtual ‘Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: Aplicação do Método Clínico’ é uma parceria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde. É ofertado a diversas equipes farmacêuticas em todo o país. Ao final do curso são entregues kits como forma de continuar apoiando a Implantação do Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Palmas, umas das duas cidades selecionadas em 2020 para receber o curso, o aperfeiçoamento foi oferecido por meio da Fundação Escola de Saúde Pública, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), dentro do Projeto de Teleatendimento Farmacêutico ao Paciente em Insulinoterapia.

Por Redação/Fesp
09/07/2021