Hanseníase: Fesp se destaca no controle e combate da doença na rede de saúde da Capital

Nesta sexta-feira, 11, é o Dia Estadual de Combate à Hanseníase e a unidade de saúde da família (USF) do setor Jardim Taquari realizou, nessa quinta-feira, 10, o 'Dia D de Conscientização, prevenção e enfrentamento da hanseníase' com palestra sobre a doença, esclarecimento de dúvidas, atendimento médico e odontológico e distribuição de kits de higiene bucal. Ela é uma das 34 unidades da rede municipal de saúde a implantar o projeto ‘Atendimento odontológico ao paciente com hanseníase’, idealizado pela odontóloga residente em Saúde Coletiva da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Taílla Paiva. O projeto está em execução desde abril deste ano em parceria com a Secretaria da Saúde (Semus) por meio da Área Técnica da Hanseníase e Tuberculose, onde atua. 

Para Taílla, foi um desafio muito grande criar esse projeto do zero. “É um projeto pioneiro aqui em Palmas e em outros lugares no país são poucos os que têm algo específico na área da odontologia. Nós temos um papel primordial no tratamento desse paciente, pois ele tem prioridade pelo fato de poder apresentar lesões na cavidade bucal e o bom da nossa rede municipal é que todos os serviços são ofertados gratuitamente”, explicou.

Por ser região endêmica da doença, além deste projeto que é realizado na ponta por odontólogos da rede, incluindo pesquisadores do programa Palmas Para Todos (PPT), a Fesp se destaca pelo trabalho que realiza ao longo do ano, com foco na formação continuada dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital. Até o momento, 216 profissionais foram capacitados para melhor atender pacientes com hanseníase por meio dos seis cursos realizados pela Fundação em parceria com a Semus. Deste total, 101 são odontólogos. Está previsto ainda mais um curso sobre hanseníase a ser realizado no próximo dia 24 de novembro. Tais ações são realizadas para fomentar o controle da doença em Palmas.

Hanseníase e saúde bucal

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que pode provocar lesões na pele e danos nos nervos, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Os sintomas são manchas claras ou avermelhadas na pele, com diminuição da sensibilidade, dormência e sensação de fraqueza nas mãos e nos pés. A patologia era conhecida historicamente como Mal de Hansen ou lepra e, até os dias de hoje, é considerada uma doença estigmatizada, sobretudo por causa da desinformação quanto às formas de contágio e devido às deformações que o estágio avançado pode causar em membros do corpo.

Os odontólogos do PPT que atuam na USF Taquari, Letícia Soares e Márcio Kegler, realizaram atendimento e distribuíram kits de higiene bucal aos seus pacientes. Kegler explica que "a hanseníase é uma doença que pode causar atrofia na língua, atrofia na úvula, lesão no palato, na região do palato, manchas com aspecto de mácula e nódulos." Ao longo do dia, ele atendeu seis pacientes com hanseníase e a assistida Jane Cléia, que está no noo mês do tratamento que compreende 12 meses, foi uma delas. “Ela nunca apresentou lesão intra oral, possui uma saúde bucal ótima. É uma doença muito séria e, por se tratarem de pacientes que moram perto da unidade de saúde, recomendo acompanhamento de 3 em 3 meses”, ressaltou o odontólogo, destacando que o prazo máximo para avaliação odontológica destes pacientes, é de 6 em 6 meses.  

Campanhas

O Dia D, ocorrido neste dia 10 de novembro nos 139 municípios do Estado, é uma iniciativa do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde do Estado do Tocantins (Cosems-TO), com apoio do Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO), Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins (SES-TO) e pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Em Palmas, a ação teve a parceria da Semus e Fesp. Além disso, para conscientização sobre a doença, existe também o Janeiro Roxo, uma campanha nacional de enfrentamento à hanseníase. O Dia Mundial da Hanseníase e o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase é comemorado no último domingo deste mesmo mês. No Tocantins, o combate à hanseníase também tem data especial: o dia 11 de novembro. 

Por Redação Fesp
11/11/2022