Semus e Fesp realizam oficina sobre segurança no manuseio de produtos químicos

A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), em parceria com os residentes da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), começou o ciclo de capacitações relacionadas à oficina de ‘Boas Práticas’ no manejo de produtos químicos, na manhã desta sexta-feira, 18. Desta vez, a oficina é direcionada para as empresas desinsetizadoras cadastradas na Visa. O evento ocorreu das 08 às 12 horas, no auditório do Ministério da Saúde (MS). 

Para a empresária Taynara Araújo o curso é uma forma de compreender melhor os riscos de uma exposição a componentes químicos, além de reforçar a importância de usar o equipamento de proteção adequadamente e abordar assuntos que as empresas desinsetizadoras lidam diariamente.  

O profissional controlador de pragas Raimundo Lima conta que o conhecimento passado no curso serve para que os trabalhadores vejam o quanto é necessário o cuidado rigoroso com o manuseio dos produtos químicos.

De acordo com a médica do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) e uma das palestrantes da capacitação, Thais Morais, a importância do curso se dá, também, pela orientação quanto ao uso dos equipamentos de segurança que protegem os usuários de intoxicações agudas ou crônicas que podem prejudicar em curto e longo prazo. A médica ainda explicou quais são os sinais de intoxicação e ressaltou a importância da busca de socorro nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

O curso

O curso também foi ministrado pelas residentes da Fesp, Talessa Neves e Dhullya Eduarda, que abordaram temas relacionados aos perigos do armazenamento incorreto dos agrotóxicos, dados sobre cuidados das empresas, evolução de casos de intoxicação e dicas de como os empresários e trabalhadores podem melhorar a sua própria segurança.

Outra parte da capacitação foi conduzida pelo engenheiro de segurança do trabalho da Semus, Melquizedeque do Vale Nunes, que falou sobre equipamentos de segurança, bula de produtos, segurança coletiva e também exemplificou o uso de alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Por Redação Semus
18/11/2022