Colaboradores da Fesp participam da campanha Novembro Azul encerrada nesta terça, 29, na Capital

Residentes dos programas do Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS) e pesquisadores do Palmas para Todos (PPT) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) participaram das diversas ações do Novembro Azul promovidas pela Secretaria da Saúde (Semus) nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital em que atuam. O objetivo da campanha é conscientizar, prevenir e combater o câncer de próstata. Ao longo de todo mês foram realizadas consultas, solicitação de exames de PSA (preventivo para detecção de câncer de próstata), realização de testes rápidos para ISTs, atualização do cartão de vacinas, rodas de conversa e palestras sobre saúde do homem e câncer bucal. A campanha foi encerrada nesta terça-feira, 29.

A preceptora da Residência Multi da Saúde e Comunidade que atua na USF Liberdade, no Jardim Aureny III, enfermeira Liz Freire, participou do Dia D da campanha promovido na noite desta terça-feira, 29, ao lado dos quatro residentes do mesmo programa e um da Residência em Enfermagem Obstétrica, além dos pesquisadores do PPT e equipe multi da unidade. “A comunidade adorou, foi super envolvida e participativa ao que propomos a fazer. Levamos auriculoterapia, testes rápidos, educação em saúde, coleta de exame e atendimento médico e de enfermagem com o apoio dos nossos residentes, o que faz um diferencial na equipe da unidade”, pontuou a preceptora Liz. Os residentes e pesquisadores atuaram ainda em ações promovidas nas USFs Novo Horizonte, Morada do Sol, Isabel Auler e nas unidades das quadras Arse 101 (1004 Sul) e Arso 111 (1103 Sul).

O autônomo Roberto da Silva, 51 anos, participou do ‘Dia D de prevenção e conscientização sobre câncer de próstata’ realizado pela USF Taquari na última sexta-feira, 25, e destacou a importância de se cuidar. “Tem cinco anos que faço os exames direto aqui no postinho desde que eles me falaram e nunca tive nenhuma alteração, sempre esteve tudo bom. O pessoal aqui atende a gente muito bem”, reforçou. Ele é um dos pacientes assistidos pela enfermeira do PPT, Sânia Gomes, que atuou na ação que aconteceu das 8 às 20 horas. “É uma campanha muito importante porque a maioria dos homens não procura a unidade de saúde e a campanha é um estímulo para eles nos procurarem. É um momento de receber orientação, tirar dúvidas, realizar testes. A gente conseguiu captar um número muito alto de homens, inclusive teve paciente que positivou para sífilis e não sabia, uma oportunidade se iniciar tratamento ofertado na rede", destacou a enfermeira Sânia.

De acordo com a coordenadora de Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Andreza Domingos, no mês de outubro deste ano foram pedidos 584 exames de PSA e durante a campanha deste mês, foram 1.530 solicitações, o que resultou no aumento de 160%.

30/11/2022