Fesp comemora sede própria e protocolos implantados na saúde de Palmas

Chegamos ao final de mais um ano e o saldo da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) é positivo. Após nove anos de sua criação, celebrada em 17 de dezembro, a Fesp fecha o ano comemorando a aquisição de sede própria ocorrida ao final de 2022. Esse foi um divisor de águas em sua história, pois sempre compartilhou espaços com demais órgãos municipais. Com salas de aula amplas, a nova instalação permitirá maior eficácia na promoção, regulação e desenvolvimento das atividades de formação e educação permanente, pesquisa e extensão na área da saúde voltada para o desenvolvimento dos trabalhadores, no âmbito da gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao longo do ano, aproximadamente 2.010 profissionais de saúde foram capacitados por meio das 68 atividades ofertadas entre cursos, oficinas, capacitações, tanto no prédio em que a instituição ficava sediada, quanto em locais parceiros, a depender da disponibilidade, um gargalo que não enfrentará mais. “Nesta reta final de 2022, mais um ciclo se encerra. Levamos dele o aprendizado para mais um ano, buscando dar o nosso melhor para a concretização de um ensino de qualidade. Para finalizar o ano, brindamos os nove anos da Fesp com a mudança para nova sede, representando a consolidação do sonho dos diversos atores que contribuem e contribuíram para que a fundação tenha se tornado esta instituição de referência, que nos atravessa em afeto, saberes, aprendizados, cooperação, respeito e dignidade”, destacou o presidente da Fesp, Daniel Borini. 

A coordenadora do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde e coordenadora geral da Fesp, Jaciela Leopoldino, afirmou que, no decorrer de 2022, a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) impulsionou a oferta de cursos, o fortalecimento das residências e a implementação do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde. "Considerando que as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores são pautadas pelas necessidades de saúde das pessoas e populações, este novo espaço veio em um momento em que a instituição está se constituindo como referência nas ações de educação permanente, pesquisa e extensão em saúde”, pontuou.

 

Dados
Além da nova casa, ao longo do ano, a Fesp destacou-se por projetos, pesquisas e protocolos de seus colaboradores residentes e pesquisadores que se consolidaram na Rede Municipal de Saúde. Foi destaque, ainda, aos olhos do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL). A fundação conta com 196 pesquisadores do Palmas Para Todos (PPT), além das residências oferecidas pelo Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS), dos cursos de formação continuada para os trabalhadores do SUS ofertados pela Divisão de Educação Permanente. A Fesp também possui programas de estágios geridos pela Divisão de Ensino e Trabalho. Os 1.222 estagiários atuando hoje nas unidades de saúde da Capital estudam em 13 instituições conveniadas com a Fesp, sendo dez de ensino privado e três de ensino público.

 

Experiências exitosas do PPT
Após períodos de adversidades, perdas e traumas trazidos pela pandemia, 2022 foi aberto com o lançamento da cartilha 'Janeiro Branco: promover saúde mental é promover vida!', produto das pesquisadoras do Palmas Para Todos (PPT), coordenadora do programa e enfermeira Daniela Mafra, e a psicóloga, Janinne Rodrigues. Um conteúdo de nome alusivo à campanha que destaca em sua introdução. “No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais”. A cartilha está disponível no site da Fesp e pode ser acessada aqui.

De parcerias como a da Semus, podemos destacar a capacitação para farmacêuticos ocorrida em maio na Fesp, essencial para a retomada dos 'Grupos de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATTs)', do Programa Municipal de Controle de Tabagismo (PMCT) da Secretaria da Saúde (Semus) implantado em Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital, sob coordenação de farmacêuticos do programa Palmas Para Todos da Fesp que atuam nestas unidades. O farmacêutico do PPT que atua na USF da Arne 53 (406 N), Rafael Botelho, comemora. “Chegamos ao final do nosso primeiro GATT. Esse ano foi me concedido o desafio de atuar de fato em farmácia clínica do SUS. Em uma equipe multiprofissional que faz parte das atribuições do farmacêutico: aquisição e medicamentos, consulta farmacêutica, participação na escolha do tratamento e orientação dos pacientes”, destacou o profissional em suas redes sociais.

Outra contribuição para a Rede, vinda do PPT, vem da fisioterapeuta pesquisadora do programa, Angélica Maia. Ela atua no território Xambioá II, em parceria com a área técnica das Arboviroses da Secretaria da Saúde (Semus) e com o apoio da fisioterapeuta da equipe multiprofissional da USF, Kamila Caixeta, idealizou o protocolo de atendimento padrão de reabilitação pós chikungunya adotado nas unidades de saúde, e que tem sido uma referência para o Município. 

 

Residência atuante
A Fundação conta com 208 residentes nos oito Programas de Residências em Saúde do Plano Integrado de Residência em Saúde (PIRS) sendo eles: medicina da família e comunidade, multiprofissional em saúde da família e comunidade, multiprofissional em saúde mental, multiprofissional em saúde coletiva, enfermagem obstétrica, clínica integrada de adultos, medicina veterinária, e oftalmologia. Deste total, 117 ingressaram em março de 2022 e há ainda em curso um processo seletivo para a seleção de 84 novos candidatos que irão ingressar em março do próximo ano. São profissionais de diversas áreas como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, médicos veterinários, terapeutas ocupacionais, odontólogos, dentre outros que atuam nos cenários de práticas disponíveis na rede municipal de Saúde, entre outros locais de parcerias firmadas já que a residência tem duração de dois anos, sendo 20% atividades teóricas e 80% atividades práticas e desenvolvidos por meio de processo educacional pautado em metodologias ativas de aprendizagem.

Um exemplo de contribuição para a saúde pública municipal vem da residente em Saúde Coletiva, Taílla Paiva. Ela atua na gestão da Semus e idealizou o projeto ‘Atendimento odontológico ao paciente com hanseníase’, um protocolo reconhecido por sua relevância e em execução desde abril deste ano, em parceria com a Secretaria da Saúde (Semus), por meio da Área Técnica da Hanseníase e Tuberculose, onde atua, nas 34 USFs.

 

Sírio-Libanês
Outro ponto de destaque do ano veio do projeto intitulado ‘Alinhamento dos processos de avaliação dos Programas de Residência em Saúde que compõem o PIRS’. Selecionado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL) como única experiência exitosa do Norte do Brasil, elevou o padrão da Fesp ao fazer todos os olhares do país voltaram-se para a ela. A pesquisa é de autoria da coordenadora do programa de Residência em Saúde Coletiva da Fesp e ainda servidora da Semus, Nadja Figueiredo, e das colaboradoras da Fesp: supervisora do programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, Anne Leites; coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Karolyne Botelho, com apoio da gestora de projeto, Mariza Borges Brito de Souza.

“Tivemos um ano de desafios, ainda com alguns enfrentamentos dos saldos da pandemia. Porém, com muitas mãos colaborativas, residentes, preceptores, tutores, corpo técnico, enfim todos que de alguma forma vêm contribuindo para a concretização desses nove anos de história, fomos enfrentando um a um, e conseguimos chegar até aqui. Dentre muitos, podemos destacar os projetos de sucesso a exemplo de experiências exitosas dos nossos residentes, gestores, tutores e preceptores, em breve a finalização de mais uma turma e ingresso de outra. Gratidão e fé, são palavras que nos movem. Agradecemos a todos que acreditam em um SUS resolutivo e cada dia mais fortalecido, e que por meio da educação podemos transformar vidas”, destacou a coordenadora do PIRS, Klauren Arantes.

 

Sede própria
Prezando pela acessibilidade, o novo prédio de 1.369,17 m² prevê instalação de elevador logo para janeiro, período de recesso das atividades educacionais da Fundação. A retomada do cronograma está previsto para março, com início das aulas dos residentes e dos cursos e capacitações de educação permanente para profissionais da Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço conta no piso térreo com áreas de atendimento ao público externo, área de convivência, biblioteca e um pequeno auditório. Já no 1º andar ficam as cinco salas de aula mais o laboratório de informática, também destinado a cursos, além da sala de TI (tecnologia da informação) e apoio ao docente. Por fim, no último piso, o 2º andar, encontram-se o gabinete da presidência e as salas administrativas da Fesp. A sede está localizada no centro da cidade, na Quadra ACSO1 (103 S), Avenida LO-01, Conjunto 4, Lote 4, ao lado do Restaurante Tins Mania (antigo Colégio COC).

Por Redação Fesp
04/01/2023